Multimídia: conceitos e aplicações - segunda edição

Este livro procura apresentar, de forma resumida, os principais conceitos tecnológicos utilizados em aplicações recentes de multimídia digital. O público a que se destina este texto consiste primariamente de estudantes de graduação em informática. Cobre-se aqui a matéria T13 – Sistemas Multimídia, do currículo de referência CR99.01, de 2003, da Sociedade Brasileira de Computação.

Além disto, este livro pode ser utilizado por:

O material aqui tratado pode ser encontrado de forma dispersa em muitos livros e artigos das áreas de Computação Gráfica, Processamento de Som e Engenharia de Software, que são referenciados no Cap. 12. Não se pretende aqui ensinar a utilização de ferramentas específicas. As ferramentas são sempre citadas aqui para exemplificar conceitos. Sua citação não sugere vantagens em relação a ferramentas concorrentes, e os exemplos podem corresponder a versões não atualizadas, devido à evolução muita rápida desta área.

Abordaremos os principais conceitos da tecnologia multimídia nos seguintes capítulos:

O material aqui apresentado pode, tipicamente, ser coberto em cerca de 30 horas de aula expositiva. O tempo restante de um semestre letivo pode ser aproveitado de diversas maneiras, dependo do público:

Recomenda-se a realização de uma a três provas teóricas, assim como um trabalho prático em grupo, ao longo do semestre. O trabalho consiste na especificação, desenho, implementação e implantação de um título ou aplicativo multimídia, usando o processo descrito no Cap. 4. Um sítio Internet pode ser um bom exemplo de trabalho prático. Pode-se colocar mais ênfase na funcionalidade aplicativa do sítio, no caso de turmas de computação, ou no grau de elaboração do material de multimídia, para turmas de orientação artística. É importante dividir o trabalho em marcos concretos que possam ser apresentados, discutidos e avaliados ao longo do período letivo.

Volta