Photo

SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO
Diretoria de Educação




CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DA SBC PARA CURSOS DE GRADUAÇÃO PLENA EM COMPUTAÇÃO
1991

Daltro José Nunes (UFRGS)
Roberto da Silva Bigonha (UFMG) - Coordenador
Therezinha Souza da Costa (PUC-Rio)
Valdemar W. Setzer (USP)

junho de 1991


INTRODUÇÃO

A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) solicitou à sua Comissão de Ensino a elaboração, ouvida a Comunidade, de uma proposta de currículo(s) de referência para os cursos de graduação plena em Computação.

A SBC tomou esta resolução durante o X Congresso da SBC, realizado em Vitória, Espírito Santo, considerando:

A Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Computação, composta pelos professores Therezinha Souza da Costa (PUC/RJ), Daltro José Nunes (UFRGS), Roberto da Silva Bigonha (UFMG) e Valdemar W. Setzer (USP), em sua primeira fase de trabalho, solicitou contribuições para elaboração do currículo de referência à comunidade acadêmica de computação do Brasil e a associações de profissionais que atuam na área de Informática.

As seguintes instituições enviaram contribuições e sugestões: Universidade Federal de Santa Catarina, Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília, Pontifícia Universidade Católica de Campinas, Universidade Estadual do Maringá, Universidade do Amazonas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Universidade Federal do Paraná e Instituto Militar de Engenharia.

A Comissão reuniu-se na UFMG, Belo Horizonte, nos dias 25 e 26 de março de 1991, com a presença de todos os seus membros, e posteriormente nos dias 3 e 4 de junho, com a participação dos três primeiros membros.

A Comissão examinou as sugestões recebidas da comunidade e elaborou as duas propostas de currículo de referência apresentadas a seguir, sendo uma para os cursos de Análise de Sistemas e outra comum aos cursos de Bacharelado em Ciência da Computação/Informática e Engenharia de Computação.

A presente versão preliminar do Currículo de Referência foi aprovada pela Assembléia da SBC, reunida em Santos, São Paulo, em setembro de 1991.


Objetivos dos Currículos

Este documento apresenta listas de matérias --- e não de disciplinas --- que formam as proposta dos currículos de referência. Uma matéria compreende um corpo de conhecimento que, em geral, desdobra-se em várias disciplinas ou então constitui parte de uma disciplina. Essas listas foram elaboradas com a finalidade de prover a comunidade acadêmica de um núcleo de matérias que pode servir de referência para cursos existentes ou como modelo para implementação de novos cursos. Ela não deve ser entendida --- em termos de carga horária, abrangência e profundidade --- como currículo mínimo, máximo ou obrigatório. A lista pretende ser um modelo ideal. Por isso, o currículo de um curso na área deveria observar que:

  1. As matérias classificadas como Essenciais constituem um corpo comum de conhecimentos imprescindíveis a qualquer curso na área de computação;
  2. A parte específica do currículo do curso deve ser baseada nas matérias descritas como Complementares, conforme o perfil e competência da institutição que implementa o curso;
  3. A carga horária total do curso deve incorporar disciplinas optativas de computação que possibilitem ao curso enfatizar alguma área;
  4. Matérias de cultura geral devem ser incorporadas para prover uma formação humanística;
  5. Matérias de outras áreas podem ser introduzidas com vistas a formar pessoal especializado para participar na solução computacional de problemas que afetam cada uma dessas áreas.

A principal preocupação na escolha das matérias desses currículos de referência é a de definir cursos com uma boa e sólida formação básica. Com esta visão, deve ser salientado que as disciplinas que implementam as matérias dos currículos de referência devem ser oferecidas com profundidade e abrangência tais que levem a uma formação suficiente para que o formado possa, se desejar, alcançar bom desempenho em cursos de pós-graduação em Computação, sem necessidade de disciplinas de nivelamento. É importante lembrar, ainda, que cursos baseados em currículos como os propostos, onde se dá ênfase a uma boa formação básica, estão dirigidos à formação de profissionais bem preparados, capazes de se ajustarem, com propriedade, a equipes que utilizem metodologias nas diversas áreas da computação, e acompanhar, com facilidade, as evoluções tecnológicas.

Para concluir, deve ainda ser observado que currículos são de pouca valia se a instituição que os implementa não dispuser de um corpo docente qualificado, boa biblioteca e laboratórios adequados. O corpo docente deve conter alta percentagem de professores com mestrado e, pelo menos, alguns doutores. A biblioteca deve, necessáriamente, assinar as revistas mais importantes da área.


Currículo de Referência para Cursos de Graduação Plena em Ciência da Computação, Informática e Engenharia de Computação

  1. Matérias de Matemática

  2. Núcleo de Matérias de Computação

    Teoria

    Técnicas Básicas

  3. Matérias de Outras Áreas

  4. Matérias para Formação Específica em Computação


Currículo de Referência para Cursos de Graduação Plena em Análise de Sistemas e Processamento de Dados

  1. Matérias de Matemática

  2. Núcleo de Matérias de Computação


    Teoria


    Técnicas Básicas

  3. Matérias de Outras Áreas

  4. Matérias para Formação Específica em Computação