SOCIEDADE BRASILEIRA DE COMPUTAÇÃO
Diretoria de Educação
CURRÍCULO DE REFERÊNCIA DA SBC PARA CURSOS DE
GRADUAÇÃO PLENA EM COMPUTAÇÃO
1991
Daltro José Nunes (UFRGS)
Roberto da Silva Bigonha (UFMG) - Coordenador
Therezinha Souza da Costa (PUC-Rio)
Valdemar W. Setzer (USP)
junho de 1991
INTRODUÇÃO
A Sociedade Brasileira de Computação (SBC) solicitou
à sua
Comissão de Ensino a elaboração, ouvida a Comunidade,
de uma proposta de currículo(s) de referência
para os cursos de graduação plena em Computação.
A SBC tomou esta resolução durante o X Congresso da SBC,
realizado em Vitória, Espírito Santo, considerando:
- o surgimento de vários cursos de graduação
em Informática com
diversificados perfis e denominações;
- a dinâmica do desenvolvimento científico e
tecnológico da área;
- as preocupações levantadas quanto à
possibilidade de criação
de uma reserva de trabalho por parte dos Conselhos Regionais
de Classe;
- o risco de a simples denominação dos cursos
poder ser
interpretada como uma indicação de
sua qualidade e abrangência;
- a falta de parâmetros de comparação.
A Comissão de Ensino da Sociedade Brasileira de Computação,
composta pelos professores Therezinha Souza da Costa
(PUC/RJ), Daltro José Nunes (UFRGS),
Roberto da Silva Bigonha (UFMG) e Valdemar W. Setzer (USP),
em sua primeira fase de trabalho, solicitou
contribuições para elaboração do currículo de referência à
comunidade acadêmica de computação do Brasil e a associações de
profissionais que atuam na área de Informática.
As seguintes instituições enviaram
contribuições e sugestões:
Universidade Federal de Santa Catarina, Escola Politécnica da
Universidade de São Paulo, Universidade de Brasília,
Pontifícia Universidade Católica de Campinas,
Universidade Estadual do Maringá,
Universidade do Amazonas,
Universidade Federal do Rio Grande do Sul,
Universidade Federal do Paraná e
Instituto Militar de Engenharia.
A Comissão reuniu-se na UFMG, Belo Horizonte, nos dias 25 e
26 de março de 1991, com a presença de todos os seus membros,
e posteriormente nos dias 3 e 4 de junho, com a participação dos
três primeiros membros.
A Comissão examinou as sugestões recebidas da
comunidade e elaborou as duas propostas de currículo de
referência apresentadas a seguir, sendo uma para os cursos de
Análise de Sistemas e outra comum aos cursos de Bacharelado
em Ciência da Computação/Informática
e Engenharia de Computação.
A presente versão preliminar do Currículo de Referência
foi aprovada pela Assembléia da SBC, reunida em Santos, São
Paulo, em setembro de 1991.
Objetivos dos Currículos
Este documento apresenta listas de matérias --- e não de
disciplinas --- que formam as
proposta dos currículos de referência.
Uma matéria compreende um corpo de
conhecimento que, em geral, desdobra-se em várias
disciplinas ou então constitui parte de uma disciplina.
Essas listas foram elaboradas com a finalidade de prover a
comunidade acadêmica de um núcleo de matérias que pode
servir de
referência para cursos existentes ou como modelo para
implementação de novos cursos.
Ela não deve ser entendida --- em
termos de carga horária, abrangência e profundidade --- como
currículo mínimo, máximo ou obrigatório.
A lista pretende ser um modelo ideal.
Por isso, o currículo de um curso na área
deveria observar que:
- As matérias classificadas como
Essenciais constituem um corpo comum de
conhecimentos imprescindíveis a qualquer curso na área de
computação;
- A parte específica do currículo do curso
deve ser baseada nas
matérias descritas como Complementares,
conforme o
perfil e competência da institutição que implementa o curso;
- A carga horária total do curso deve incorporar disciplinas
optativas de computação
que possibilitem ao curso enfatizar alguma área;
- Matérias de cultura geral devem ser incorporadas para
prover uma formação humanística;
- Matérias de outras áreas podem ser introduzidas
com vistas a formar pessoal especializado para participar na
solução computacional de problemas que afetam cada uma
dessas áreas.
A principal preocupação na escolha das matérias desses
currículos de referência é a de definir cursos com uma
boa e sólida formação básica.
Com esta visão, deve ser salientado que as disciplinas que implementam
as matérias dos currículos de referência devem ser oferecidas com
profundidade e abrangência tais que levem a uma formação
suficiente para que o formado possa, se desejar, alcançar bom
desempenho em cursos de pós-graduação em Computação, sem
necessidade de disciplinas de nivelamento.
É importante lembrar, ainda, que cursos baseados em
currículos como os propostos, onde se dá ênfase a
uma boa formação
básica, estão dirigidos à formação
de profissionais bem preparados, capazes de se
ajustarem, com propriedade, a equipes que utilizem metodologias nas
diversas áreas da computação, e acompanhar,
com facilidade, as
evoluções tecnológicas.
Para concluir, deve ainda
ser observado que currículos são de pouca valia se a
instituição
que os implementa não dispuser de um corpo docente qualificado,
boa biblioteca e laboratórios adequados. O corpo docente deve
conter alta percentagem de professores com mestrado e, pelo
menos, alguns doutores. A biblioteca deve, necessáriamente,
assinar as revistas mais importantes da área.
Currículo de Referência para Cursos de
Graduação
Plena em Ciência da Computação, Informática e
Engenharia de Computação
Matérias de Matemática
- Matérias Essenciais
- Álgebra
(ênfase: Teoria dos conjuntos, funções,
relações, indução,
reticulados e estruturas algébricas)
- Lógica Matemática
- Cálculo Diferencial e Integral
- Álgebra Linear
- Probabilidade e Estatística
- Análise Numérica
- Matérias Complementares
- Análise Combinatória
- Categorias e Topologia
- Geometria Analítica
Núcleo de Matérias de Computação
Teoria
- Matérias Essenciais
- Teoria da Computação
(ênfase: lambda-calculus, funções recursivas
e computabilidade)
- Linguagens Formais e Autômatos
- Análise de Algoritmos
- Matérias Complementares
- Semântica Formal
(ênfase: abordagens axiomática, denotacional e
operacional)
- Tipos Abstratos de Dados
- Especificação Formal
- Teoria dos Grafos
Técnicas Básicas
- Matérias Essenciais
- Máquinas Sequenciais e Combinacionais
- Arquitetura e Organização de Computadores
- Software Básico
- Algoritmos e Estruturas de Dados
(ênfase: projeto de algoritmos, algoritmos de classificação e busca
e principais estruturas de dados)
- Paradigmas de Linguagens de Programação
(ênfase: linguagens imperativas, funcionais, lógicas e
orientadas a objetos)
- Paralelismo
Matérias de Outras Áreas
- Matérias Complementares
- Física
- Economia
- Direito
- Administração
- Circuitos Elétricos e Eletrônica
- Sistemas Digitais
Matérias para Formação Específica em
Computação
- Matérias Essenciais
- Banco de Dados
- Sistemas Operacionais
- Compiladores
- Redes e Transmissão de Dados
- Sistemas Distribuídos
- Engenharia de Software
- Projeto de Sistemas Digitais
- Matérias Complementares
- Inteligência Artificial
- Computação Gráfica
- Organização de Processadores e Periféricos
Currículo de Referência para Cursos de
Graduação Plena em Análise de Sistemas e
Processamento de Dados
Matérias de Matemática
- Matérias Essenciais
- Álgebra
(ênfase: Teoria dos conjuntos, funções,
relações, indução,
reticulados e estruturas algébricas)
- Lógica Matemática
- Cálculo Diferencial e Integral
- Álgebra Linear
- Probabilidade e Estatística
Núcleo de Matérias de Computação
Teoria
- Matérias Essenciais
- Computabilidade
- Gramáticas e Linguagens
- Matérias Complementares
- Tipos Abstratos de Dados
- Especificação Formal
Técnicas Básicas
- Matérias Essenciais
- Máquinas Sequenciais e Combinacionais
- Arquitetura e Organização de Computadores
- Software Básico
- Algoritmos e Estruturas de Dados
(ênfase: projeto de algoritmos, algoritmos de
classificação e busca
e principais estruturas de dados)
- Paradigmas de Linguagens de Programação
(ênfase: linguagens imperativas, funcionais, lógicas e
orientadas a objetos)
- Paralelismo
Matérias de Outras Áreas
- Matérias Complementares
- Economia
- Direito
- Administração
- Contabilidade
Matérias para Formação Específica em
Computação
- Matérias Essenciais
- Banco de Dados
- Sistemas Operacionais
- Redes e Sistemas Distribuídos
- Análise e Projeto de Sistemas
- Linguagens de Programação
- Sistemas de Informação
- Aplicativos
- Matérias Complementares
- Inteligência Artificial
- Programação Linear
- Teoria Geral de Sistemas