LIVRO
Princípios da Harmonização
Roberto da Silva Bigonha

Pensamento

Quelli che s'innamoran di pratica senza scienzia sono como il nocchieri che entra in navilio sanza timone o bussula, che mai ha certezza dove si vada.(*)
[Leonardo da Vinci (1452-1519)]
----------------------------------------
(*) Aquele que se enamora da prática sem conhecimento científico é como o marinheiro que entra em um navio sem timão nem bússola e não tem certeza para onde vai.

Referência

R. S. Bigonha, Princípios da Harmonização, ISBN 978-85-7470-045-8, 2016

Prefácio do Livro

Nosso foco são os fundamentos das técnicas de harmonização de vinhos e comidas no sentido de revelar os princípios que permitem identificar com propriedade as características do melhor vinho a ser tomado com uma dada comida.

Esses princípios são os sugeridos pelos autores que relacionamos no fim desta publicação e organizados de acordo com seus fundamentos científicos.

Enfatizamos a apresentação dos principais elementos de decisão necessários para identificar o estilo de vinho que melhor se harmoniza com um dado prato, e concedemos menor prioridade à escolha do rótulo.

Estilo de um vinho é o conjunto de atributos da bebida, como branco ou tinto, leve ou encorpado, ácido e tânico, que o singularizam. Saber escolher o estilo do vinho mais apropriado para acompanhar uma dada comida é mais importante que o conhecimento de rótulos.

Certamente, a escolha do rótulo tem sua importância, mas trata-se de tarefa que requer muita experiência e treino. Assim, se você for um iniciante na Arte, pode ser prudente deixar essa tarefa a cargo do sommelier, que, com certeza, a partir do estilo de vinho que você escolher, saberá fazer-lhe uma boa sugestão.

Apresentamos também uma lista de exemplos de harmonizações que extraímos da literatura arrolada e de nossas experiências gastronômicas. Nesse processo de reunir essas harmonizações, tentamos resolver os conflitos de opinião que encontramos, fazendo prevalecer, modestamente, a nossa.

Contudo, devemos estar cientes que harmonização de vinhos e comidas não é uma ciência exata, pois ela depende do gosto de cada um, e certamente há gostos conflitantes e até singulares.

Esperamos que os conceitos aqui apresentados instiguem o leitor a experimentar as recomendações propostas e permitam-lhe identificar os vinhos de sua preferência.

*****