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Programação de Computadores em C

´ndice

  • = (atribuição), 2.1, 2.1
  • = (atribuição), 2.1
  • != (operador de desigualdade), 3.1
  • < (operador menor), 3.1
  • <= (operador menor que), 3.1
  • == (operador de igualdade), 2.1, 3.1, 3.1
  • > (operador maior), 3.1
  • >= (operador maior que), 3.1
  • ! (operador lógico “não”), 3.8, 3.8
  • & (operador lógico “ê”), 3.11
  • & (operador bit-a-bit “ê”), 3.8
  • & (operador lógico “ê”), 3.8
  • && (operador lógico “ê”), 3.11
  • && (operador lógico “ê”), 3.1, 3.8, 3.8
  • ^ (operador bit-a-bit “ou exclusivo”), 3.8
  • | (operador bit-a-bit “ou”), 3.8
  • | (operador lógico “ou”), 3.8, 3.11
  • || (operador lógico “ou”), 3.8, 3.11

  • itoa, 5.5.2
  • sprintf, 5.5.2

  • EXIT_FAILURE, 3.9
  • EXIT_SUCCESS, 3.9
  • &, 3.2

  • Alocação dinâmica de memória, 5.2, 5.2, 5.3, 5.6
  • Área de memória dinâmica, 5.2
  • ASCII, 3.4
  • algoritmo, 1.1, 1.2
    • eficiência de, 4.1
  • ambiente de programação, 1.3.3
  • arquivo, 3.2.1
    • entrada e saída, 3.2.1
  • arranjo, 5, 5.8
    • índice, 5
    • índice fora dos limites de arranjo, 5
    • criação de, 5.2
    • declaração de, 5.1
    • indexação, 5
    • multidimensional, 5.6
    • tamanho, 5, 5.2
  • atof, 5.5.1
  • atoi, 5.5.1
  • atol, 5.5.1
  • atribuição, veja comando de atribuição

  • bit, 1.3
  • boolean, 2.1
  • break (comando), 4.4, 4.4
  • break(comando), 4.4
  • byte, 1.3
  • bytecodes, 1.3.3

  • Conversão
    • de cadeia de caracteres para valor numérico, 5.5.1
    • para cadeia de caracteres, 5.5.2
  • CPU, veja processador
  • Crivo
    • de Eratóstenes, 8.2
  • cadeias de caracteres, 3.2
  • caractere, 3.4
  • caractere nulo ('\0'), 5.5
  • char, 3.3, 3.4
  • circuito somador, 1.4, 1.4
  • código
  • comando, 2
  • comentário, 3.1
  • compilação, 1.3.3
  • compilador, 1.3.3
  • complemento de dois, 1.4
  • computador
    • funcionamento e organização, 1.3, 1.3
  • conectivo lógico, 1.4
  • const, 5.5
  • continue (comando), 4.3, 4.4, 4.4
  • cosseno (cálculo aproximado de), 4.5

  • Declaração
    • de constante (variável com atributo const), 5.5
  • dados, 1.3
  • declaração
    • de variável, 2.1
  • definição
    • recursiva, 4.1
  • depurador, 1.3.3
  • dispositivo de entrada, 1.3
  • dispositico de entrada padrão, 3.2
  • dispositivo de saída, 1.3
  • dispositico de saída padrão, 3.2
  • divisao
    • divisão inteira, 3.7
  • do-while (comando de repetição), 4.3
  • double, 3.3, 3.3

  • E/S (entrada e saída), 3.2
  • ENCOTEL, 8
  • Entrada de dados, 3.2
  • Enumerações, 3.6
  • Eratóstenes, 8.2
  • Exemplos:
    • Exemplo_continue, 4.4
    • Fibonacci, 4.4
    • PrimeirosExemplos, 3.1
    • Torres de Hanói, 4.4
  • editor, 1.3.3
  • efeito colateral, 3.7
  • efeito colateral, 2.1, 2.1, 5.4
  • eficiência de algoritmo, veja algoritmo, eficiência
  • endereço de memória, 1.3
  • entrada e saída, 3.2
  • enum, 3.6
  • estado, 4.1, 5.4
    • de uma computação, 4.1, 5.4
  • estruturas de dados, 5
    • heterogêneas, 5
    • homogêneas, 5
  • exponenciação, 4.1
    • ex (cálculo aproximado de), 4.3
  • expressão, 2.1

  • false, 2.1
  • fatorial, 4.2
  • fim de arquivo, 4.4
  • float, 3.3, 3.3
  • for (comando de repetição), 4.1, 4.3
  • for (comando de repetição), 4.1, 4.1, 5.3
  • função, 2.5
    • recursiva, 4
  • função
    • chamada de, 4.1
    • chamada recursiva, 4.1, 4.1


  • heap (área de memória dinâmica), 5.2
  • Internet, 1.3.3, 2.8
  • if (comando de seleção), 3.1
  • if (comando de seleção), 2.3
  • int, 2.1, 3.3
  • interpretação, 1.3.3
  • interpretador, 1.3.3
  • iteração, veja comando iterativo

  • Java, 2, 2.8
  • JVM (Java Virtual Machine), 1.3.3

  • Lógica Booleana, 1.4
  • Lógica Proposicional, veja Lógica Booleana
  • linguagem
  • linguagem de programação, 1.1
  • long, 3.3, 3.3

  • Máquina Virtual Java, veja JVM
  • malloc, 5.2, 5.2, 5.3, 5.6, 5.6
  • matriz, veja arranjo multidimensional
  • máximo divisor comum, veja mdc
  • mdc (algoritmo de Euclides), 4.4
  • memória, 1.3
  • método
    • chamada de, 3.1
  • montador, 1.3.2

  • número de ponto flutuante, 3.3, 3.3
  • números de Fibonacci, 4.4
  • não-terminação, 4.3.1
  • notação
    • arábica, 1.4
    • complemento de dois, 1.4
    • hexadecimal, 3.3
    • octal, 3.3
    • sinal-magnitude, 1.4


  • operação booleana, veja operação lógica
  • operação lógica, 1.4, 1.4
  • operacoes
    • operações lógicas, 3.8
  • operador
    • aritmético, 3.7, 3.7
    • de comparação, veja operador relacional, veja operador relacional
    • de igualdade (==), 2.1, 3.1
    • lógico, 3.1, 3.8
    • precedência de, 3.7, 3.7
    • relacional, 3.1, 3.1
  • operando, 1.3
  • ordem de avaliação de expressões, 3.7
  • overflow, 3.3.1

  • PAPRIMAS, 8.1
  • Ponteiros, 3.2
  • Prima
  • Primalidade, 8.2
  • Primo
  • palavra, 1.3
  • paradigma
    • declarativo, 2
    • funcional, 2.6
    • imperativo, 2, 4.1
    • lógico, 2.6, 2.8
    • orientado por objetos, 2, 2.8
  • π (cálculo aproximado de), 4.3
  • pilha, 4.1
  • polimorfismo, 2.8
    • de sobrecarga, veja sobrecarga
  • porta lógica, 1.4
  • printf, 3.2
  • scanf, 3.2, 3.2, 3.2
  • procedimento, 2.5
  • processador, 1.3
  • programa, 1.1, 1.2

  • RAM, 1.3
  • raiz quadrada (cálculo aproximado de), 4.4
  • recursão, veja função recursiva
  • registrador, 1.3
  • registro, 7, 7
  • registro de ativação, 4.1, 4.1
  • resultado, 1.3
  • return (comando), 3.1
  • return (comando), 4.1

  • SPOJ, 8
  • série aritmética, 4.3
  • série geométrica, 4.3
  • série harmônica, 4.3
  • seno (cálculo aproximado de), 4.5
  • short, 3.3
  • sistema de numeração, 1.4
    • binário, 1.4
    • conversão de base, 1.4
    • decimal, 1.4
  • sistema operacional, 1.3.3
  • sizeof, 3.3
  • somatório, 4.3
  • stdio, 3.2
  • strcat, 5.5
  • strcmp, 5.5
  • strcpy, 5.5
  • string, 3.2
  • strlen, 5.5
  • switch (comando de seleção), 4.4, 4.4

  • Torres de Hanói, 4.4
  • terminação de cadeias de caracteres, 5.5
  • teste de fim de arquivo
    • usando scanf, 4.4
  • tipo
  • triângulo de Pascal, 4.5
  • true, 2.1
  • tupla, 7

  • Unicode, 3.4
  • unsigned, 3.3

  • valor, 1.3
  • variável, 2.1
  • von Neumann
    • arquitetura de, 1.3


  • while (comando de repetição), 2.4, 4.3, 4.4

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