Lista de instruções do computador simplificado:
LER Ei # LER CARTÃO E COLOCAR EM Ei
COP Ei, Ej # COPIAR Ei EM Ej
VÁ Ei # COLOCA Ei NA FOLHA DA PRÓXIMA INSTRUÇÃO
IMP Ei # IMPRIME O VALOR EM Ei
SOM Ei, Ej, Ek # FAZ Ek = Ei + Ej
SUB Ei, Ej, Ek # FAZ Ek = Ei - Ej
MUL Ei, Ej, Ek # FAZ Ek = Ei x Ej
DIV Ei, Ej, Ek # FAZ Ek = Ei / Ej
RES Ei, Ej, Ek # FAZ Ek IGUAL O RESTO DA DIVISÃO DO VALOR EM Ei PELO VALOR EM Ej
PAR # PARA O COMPUTADOR
SE Ei, OPER, Ej, Ek # SE CONDIÇÃO (Ei OPERador Ej) FOR VERDADEIRA, VÁ Ek
# OPERador pode ser:
# menor que (<)
# menor ou igual (<=)
# igual (=)
# diferente (!=)
# maior que (>)
# maior ou igual (>=)
1. Modifique o programa abaixo para imprimir o maior de dois números para ter apenas 6 instruções (de E0 a E5).
E0: LER E15 E1: LER E14 E2: SE E15 > E14 VÁ E5 E3: IMP E14 E4: VÁ E6 E5: IMP E15 E6: PARE
2. Faça um programa que leia três números de cartões e imprima o resultado da multiplicação dos três números.
3. Faça um programa que lê um número de um cartão e imprime "1" (um) se o número for par ou "0" (zero) se o número for ímpar.
4. Faça um programa que lê um número de um cartão. Esse primeiro número é chamado sentinela. Depois de ler o sentinela, o programa lê números de cartões até encontrar um número igual ao sentinela. Quando o programa ler um número igual ao sentinela, ele deve imprimir o número total de cartões lidos e terminar. Documentente as limitações e casos de borda do seu programa.
5. Faça um programa que lê um número de um cartão e imprime o fatorial deste número. Assuma que escaninhos do computador simplificado podem armazenar números de qualquer magnitude. Documente as limitações e casos de borda do seu programa. (Definição. O fatorial de x, denotado "x!", é o produtório de todos os números inteiros menores e igual a x: x! = x * (x-1) * (x-2) * ... * 2 * 1; definimos também 0! = 1.)
Desafio. Faça um programa que lê dois números e imprime o maior divisor comum entre os dois números.