Universidade Federal de Minas Gerais Instituto de Ciências Exatas Departamento de Ciência de Computação DCC003 -- Algoritmos e Estruturas de Dados 1 -- 2015/2 -- Turma TW Prática 1 -- Ambiente de programação, compilação e execução de programas ############################################################################### Nesta atividade prática iremos executar nossos primeiros programas. Nosso objetivo é exercitar a compilação e execução de programas. Nos nossos programas, iremos exercitar operações aritméticas com diferentes tipos de variáveis e entrada e saída de dados. Exercício 1 -- Alô mundo! ############################################################################### Nosso primeiro programa será o programa mostrado abaixo. Este programa apenas imprime na tela a mensagem "alow mundo". ----- Exemplo ----- #include int main(void) { printf("alow mundo\n"); /* o '\n' equivale a uma quebra de linha */ return 0; } ------------------ Escreva (copie) esse programa em um arquivo chamado "alow.c" usando um editor de texto como o Textpad. Depois abra o prompt de comandos do Window (cmd.exe) e compile seu programa com o seguinte comando: ----- Exemplo ----- C:\Users\Cunha\Desktop> gcc -Wall -o alow.exe alow.c ------------------- O termo "gcc" é o nome do programa que vamos executar (GCC é abreviação de "GNU C Compiler"). O termo "-Wall" é uma opção que liga todos os avisos de erros e problemas no código do programa. O termo "-o alow.exe" fala que o executável compilado deve chamar-se "alow.exe". Por fim, o termo "alow.c" é o arquivo que vamos compilar. Se seu programa não tiver nenhum erro de compilação, o compilador irá gerar o arquivo alow.exe que você pode executar. ----- Exemplo ----- C:\Users\Cunha\Desktop>alow.exe alow mundo C:\Users\Cunha\Desktop> ------------------- Experimente com o programa alow.c, por exemplo, imprimindo mais ou menos linhas em branco adicionando ou removendo '\n' no texto do printf(). Tente também mudar a mensagem impressa na tela. Exercício 2 -- Calculando com C ############################################################################### Neste exercício iremos criar umas variáveis numéricas, fazer operações aritméticas, e imprimir os resultados. ----- Exemplo ----- #include int main(void) { double PI = 3.1415; double r = 15; double area = PI*r*r; printf("uma pizza grande tem %lf cm2\n", area); double fatias = 8; printf("cada fatia tem aproximadamente %lf cm2\n", area/fatias); return 0; } ------------------- Compile e execute o programa acima. Exercício 3 -- Calculando a área de um retângulo ############################################################################### Crie um programa para calcular a área de um retângulo. Exercício 4 -- Lendo valores do teclado ############################################################################### Para lermos do teclado, usaremos a função scanf(). A função scanf() recebe como parâmetros um texto especificando os valores a serem lidos, e as variáveis onde os valores serão armazenados. Estude o exemplo abaixo que lê um valor e o imprime na tela. ----- Exemplo ----- #include int main(void) { double valor = 0.0; printf("digite um numero: "); scanf("%lf", &valor); printf("voce digitou %lf\n", valor); return 0; } ------------------- Converta seu programa para calcular área de uma pizza e das fatias, bem como o programa para ler valores do teclado. As novas versões devem ler o raio e o número de fatias da pizza, bem como a altura e largura do retângulo a partir do teclado.