Prazo de entrega: 1 semana (conferir no Moodle)
Implemente um programa que leia um string e conte o número de caracteres. Não use a função strlen. Para ler uma string de até 127 caracteres do teclado, use o seguinte código:
char linha[128];
printf("digite uma linha:\n");
fgets(linha, 128, stdin);
Faça um programa que leia um string e modifique todos os caracteres minúsculos por caracteres maiúsculos.
Dica: os caracteres minúsculos tem o código ASCII entre 97 e 122 e os caracteres maiúsculos tem o código ASCII entre 65 e 90.
Implemente código C para testar se uma cadeia de caracteres (string) é um palíndromo. Um palíndromo é uma palavra idêntica quando lida de trás para frente, como "arara", "radar" e "reviver".
Ler um texto do teclado e imprimir o inverso dele. Use o ponto final para indicar o término do texto, ou seja, o usuário deve terminar o texto sempre com um ponto final. Leia um caractere do texto por vez usando a função getc como a seguir:
char c = (char)getc(stdin); // leitura da entrada e conversão
Escreva um programa para ler um nome completo do teclado terminado com um ponto. Seu programa deve então imprimir o mesmo na forma abreviada. Exemplo: o nome Pedro Olmo Stancioli Vaz de Melo. deve ser abreviado para P.O.S.V.M.. Note que o processo de abreviação deve ignorar palavras que começam com caracteres minúsculos. Considere que o usuário irá inserir apenas nomes válidos terminados com o caractere . e sem acentos.
Implementar um programa que imprima o nome abreviado considerando os possíveis erros do usuário:
O número de espaços entre nomes pode ser ilimitado. Ex: Pedro~~~~~~~~Olmo.
Considerar que o usuário pode trocar letras maiúsculas por minúsculas e vice-versa. Ex: Pedro oLMo.
Desconsiderar todas as palavras conectoras de nomes: de, da, do, das, dos.
Profs. Pedro O. S. Vaz de Melo e Ítalo F. S. Cunha
vim: tw=68