Load balancing classification and route authentication

Our Multipath Classification Algorithm (an extension of Paris traceroute’s Multipath Detection Algorithm to more accurately identify the behavior or routers that perform load balancing in traceroute measurements) will appear at INFOCOM. DISCO, our alternate certification stack to complement RPKI and speed up adoption of route validation will appear at NDSS. Update: camera-ready PDFs for MCA and DISCO now available.

Orientação de Trabalhos de Conclusão de Curso

Este documento apresenta meu ponto de visto sobre trabalhos de conclusão de curso para calibrar potenciais alunos orientados.

Expectativas

O que espero de um trabalho de conclusão de curso? De forma geral, espero que o aluno aplique e expanda os conhecimentos adquiridos no curso em um contexto determinado (como redes de computadores) para um fim específico (como desenvolver uma ferramenta de monitoramento).

Além da monografia descrevendo o trabalho com rigor suficiente para que outras pessoas possam entender, aprender e repetir o processo, acho importante a produção de um algoritmo ou artefato aplicável no contexto do trabalho (considerados resultados inesperados e percalços durante o desenvolvimento).

Um trabalho de conclusão de curso não precisa resultar em um artigo em conferência científica ou salão de ferramentas, mas não descarto essa possibilidade. Em particular, procuro sugerir tópicos que têm potencial para formar contribuições suficientes para justificar uma publicação.

Esforço

Desenvolver um trabalho de conclusão de curso que atende às expectativas acima demanda esforço. Diferentes pessoas fazem progresso a diferentes taxas, mas alunos devem estar preparados para dedicar pelo menos 240 horas por semestre (16 horas por semana) ao desenvolvimento do trabalho de conclusão de curso.

Este esforço será correspondido por pelo menos 20 horas de esforço de alunos de pós-graduação envolvidos no projeto e do orientador (potencialmente muito mais horas).

Acompanhamento

Frequentemente coloco alunos de graduação para trabalhar com um aluno de pós-graduação. Esta é uma oportunidade para o aluno de graduação trabalhar de perto com uma pessoa mais experiente. Os tópicos de trabalho de conclusão de curso são relacionados à pesquisa do aluno de pós-graduação, de forma que ele consegue ajudar na orientação, mas não é crítico para a continuidade da pesquisa. (Em outras palavras, o aluno de pós-graduação não é prejudicado se o aluno não fizer progresso no trabalho de conclusão de curso.) Faço reuniões semanais com alunos de pós-graduação, e orientados de trabalho de conclusão de curso e de iniciação científica são sempre bem vindos.

Avaliação

Para incentivar progresso constante durante o semestre, avalio trabalhos de conclusão de curso em função do progresso realizado durante cada mês de orientação (15% cada mês), do pôster (20%), e do relatório final (20%). Note que concentrar as atividades do projeto no final do semestre implica em perda da maior parte dos pontos e chance de reprovação na disciplina.