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História do Pingo

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O Pingo foi concebido como projeto de Mestrado em Ciência da Computação pelo Departamento de Ciência da Computação da UFMG.

Surgiu a partir da necessidade apontada por professores ao utilizarem um trabalho anterior, o jogo Papa-Letras para auxílio à alfabetização infantil. Durante a avaliação do jogo, com professores e coordenadores em uma escola da rede privada de Belo Horizonte, foi apontado um anseio de maior manipulação dos dados do jogo pelos professores, já que em muitos dos casos, o conteúdo educacional fixo não era o mesmo trabalhado em sala de aula. Foi sugerido que o
professor fosse capaz de definir o aspecto linguístico abordado, por exemplo definir se
queria trabalhar ortografia ou divisão em sílabas das palavras com os alunos.

Percebemos então a demanda de construir uma ferramenta que, além de fornecer essa possibilidade de customização de conteúdo para os professores, fosse também robusta o suficiente para conter um repositório de diversos jogos, de diferentes disciplinas do conhecimento (línguas, matemática e outras), permitindo o uso em qualquer escola com acesso à internet no país.

 

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