O objetivo do trabalho é utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina em conjunto para fazer com que o robô seja capaz de se movimentar de maneira autónoma dentro da mesa da competição, coletando blocos e levando-os até a base. Utilizaremos todos os sensores e técnicas exploradas nas atividades anteriores da disciplina no nosso robô.
Os sensores que decidimos utilizar foram:
Decidimos utilizar a mesma base do robô dos trabalhos anteriores. No entanto, adicionamos um aparato frontal para capturar os cubos e fazer com que o robô fosse capaz de arrasta-los. Esse aparatos possui um motor que movimenta uma trava para cima e para baixo. Dessa forma quando o robô detectasse um cubo a sua frente, a trava poderia ser acionada para que robô pudesse se movimentar livremente sem perder o cubo, arrastando-o junto consigo.
Decidimos utilizar a seguinte estratégia para capturar os cubos:
Durante a execução da estratégia conseguimos pegar o cubo com sucesso diversas vezes. O video a seguir mostra uma execução em que robô precisou de um pouco de ajuda para sair da base em linha reta, mas que executou todo resto com sucesso.
Um dos maiores problemas da nossa estratégia foi a alinhamento com a luz polarizada. O robô nem sempre se alinhava perfeitamente com a luz polarizada e isso fazia com que o giro de 180 graus que seria executado após o alinhamento não colocasse o robô na direção correta.
Durante a competição o robô apresentou diversos problemas. A mudança da iluminação fez com que diversos valores obtidos pelo sensores no laboratório fossem diferentes durante a competição. Isso poderia ter sido mitigado com rotinas de calibração. Também houveram problemas com sensores que haviam desconectados e tiveram que ser soldados momentos antes da competição.
Esse trabalho nos mostrou a dificuldade e complexidade do trabalho com robôs autônomos, que dependem de diversas pequenas técnicas funcionando com precisão para que a execução da tarefa seja bem sucedida. Conseguimos realizar a tarefa durante os testes e a apresentação para o professor, mas durante a competição o desempenho do robô foi decepcionante. No entanto, a execução do projeto foi um grande aprendizado para os membros do grupo.