O sensor RGB foi feito com os seguintes itens:
O Esquema de ligação está representado na imagem abaixo:
O funcionamento do sensor de cores funciona da seguinte maneira:
Como exemplo: Usando um papel verde e o detector de cores, os valores do LDR quando o LED Verde for acesso serão mais baixos, uma vez que sua cor refletirá com mais intensidade, carregando uma maior quantidade de luz para o fotoresistor.
O Funcionamento do detector de cores foi separado em 2 funçoes, uma funçao principal, chamada detectar_Cor, e uma outra funçao secundaria chamada vetor_Comum.
Essa função acende os 3 leds, de forma sequencial e registra seus valores pelo LDR, e em seguida compara com valores predefinidos (colocados manualmente) para analisar qual cor está sendo lida. São feitas 10 leituras e o resultado de cada uma é colocado em um vetor e assim é chamado a funçao Vetor_Comum.
Essa função pega como parametro um vetor de 10 números e analisa qual é o valor mais comum (o que mais aparece) entre esses valores, garantindo assim uma leitura mais precisa. O output dessa função é na forma de uma variavel do tipo int, Cor_Detectada_Final em que pode possuir os valores 0 - para Indeterminado, 1 - para Vermelho, 2 - para Azul, 3 - para Verde , 4 - para Amarelo e 5 - para Preto.