Competição

Para além do que foi feito no trabalho, implementamos no ultimo dia antes da competição a função de identificar a cor do bloco a ser pego. Melhoramos a disposição dos cabos e o robô ganhou olhos novamente.

Estratégia

A estratégia que guiou o funcionamento do robô para a competição era simples: se orientar com base na luz polarizada, sair da base em direção à segunda linha, mais próxima do meio da “quadra”. Após encontrar a linha, o robô deveria pegar a direção à direita e começar a função de seguir linha, até acha um bloco. Ao encontrar um bloco não preto ele encontraria a direção da base e retornaria. Caso o bloco fosse preto, a jornada acabava por ali.

O que não funcionou?

Como não tinha acesso às bolas que seriam utilizadas, a equipe deduziu uma certa altura e construiu o robô com base nisso. Ao chegar a hora da competição descobrimos que a bola era um pouco mais alta, o que inviabilizada a detecção da cor, além de poder atrapalhar a movimentação.

Durante a primeira rodada o robô deixou de cumprir algumas funções básicas, mas não encontramos erros no código e, na rodada seguinte, voltou a funcionar normalmente.