O projeto consiste na construção de um robô móvel capaz de se movimentar por caminhos pré-definidos. Além do mais, o robô deve ser capaz de se movimentar livremente ao passo que deve parar imediatamente antes de uma inevitável colisão. Caso o objeto a frente seja um bloco colorido, o robô deverá detectar a cor do mesmo e realizar a uma tarefa pré-determinada conforme a cor lida.
Primeiramente, definiu-se o sistema de transmissão que seria utilizado no robô. Inicialmente, pensou-se em escolher um sistema de transmissão fixo e um alternador de direção por diferenciação. Contudo, notou-se que atribuir a tração do robô a apenas um motor seria um desacerto visto que a força excessiva sobre o motor causaria um maior consumo elétrico e consequente descarga das baterias. Desta forma, decidiu-se por criar dois sistemas de redução idependentes para cada roda trazeira, onde as curvas seriam realizadas pela diferença de velocidade e/ou sentido entre os motores. Para a roda frontal foi utilizado um desodorante roll-on.
Criou-se a estrutura para afixar a terceira roda tal que houvesse espaço para a inserção dos atuais e futuros sensores.
Observou-se com os testes que tal estrutura era ineficiente em sua afixação ao chassi do carro, soltando-se com certa facilidade e frequencia, principalmente quando eram necessáriasintervenções mais bruscas no robô. Portanto, modificou-se a estrutura superior e frontal completamente, tornando-a mais resistente.
Novamente houve problema com o shield de LCD e teclado, tendo o LCD apresentado defeito também.
Outro desafio enfrentado teve relação direta com o tamanho do programa feito para o robô, na qual o excesso de processamento demandado do Arduíno foi a causa de diversos travamentos notados quando se tentava iniciar alguma atividade. O menu de tamanho muito maior em relação a TP anterior impossibilitou a adaptação dos botões em funcionamento com as necessidades do robô, tendo sido necessária a troca da shield.
Os maiores travamentos estavam diretamente relacionados ao método de identificação de cores utilizado, onde tentou-se utilizar um sistema completo capaz de detectar qualquer cor do espectro RGB, o que se mostrou um erro visto a alta demanda de processamento e a baixa qualidade dos sensores para tal tarefa.
Outro defeito encontrado foi um dos botões do shield estar dando overclock no Arduino.