Trabalho Prático 1 - Manipuladores
Data de publicação: 20/03/17
Data de apresentação: 12/04/17
Valor: 12 pontos
Objetivos:
Material para consulta:
Avaliação:
O robô deverá ser mostrado em funcionamento no dia da apresentação.
Deve ser feito um relatório contendo as principais decisões tomadas e desafios encontrados, assim como uma pequena explicação do funcionamento da robô. Adicione fotos e vídeos do desenvolvimento e experimentos realizados.
O relatório deve estar disponível na página do grupo até a data de entrega.
Pontuação
Funcionamento: 5 pontos (Criatividade na resolução do problema, eficácia do mecanismo, software, etc)
Construção: 5 pontos (Mecânica e Acabamento: estrutura rígida, fios organizados, conectores bem feitos, etc)
Documentação: 2 pontos (Decisões tomadas, figuras ilustrativas, vídeos, etc)
Projetos
Escolha um dos projetos abaixo e construa um dispositivo mecânico similar à um manipulador. Podem ser utilizados o kit LEGO, a Handyboard e no máximo 2 motores.
Projeto 1 - Movimento por pontos definidos
Tarefa
O manipulador deve ser capaz de segurar um marcador, por exemplo, um lápis ou uma caneta. O marcador deve deixar uma indicação bem visível do caminho realizado.
Desenvolva um programa utilizando a HandyBoard para controlar o manipulador. O manipulador deve ser capaz de movimentar o marcador sobre um conjunto de posições previamente definidas (conforme a figura abaixo).
O marcador será inicialmente posicionado sobre P1.
O caminho percorrido não deve exceder os limites demarcados (linhas tracejadas).
O percurso deve ser realizado em no máximo 4 minutos.
Restrições
A base do manipulador deverá estar totalmente contida na área demarcada (cinza).
A HandyBoard deverá estar fixada ao manipulador.
Não é permitido o uso de nenhum sensor.
Cada grupo deverá trazer sua própria folha para os testes no dia da apresentação.
A figura abaixo ilustra o caminho que deve ser realizado.
Arquivos:
Abaixo você pode copiar os arquivos em alta resolução do trajeto em dois formatos.
Projeto 2 - Escrita robótica
Tarefa
O manipulador deve ser capaz de segurar um marcador, por exemplo, um lápis ou uma caneta. O marcador deve deixar uma indicação bem visível no papel.
Desenvolva um programa utilizando a HandyBoard para controlar o manipulador. O manipulador deve ser capaz de movimentar o marcador e escrever a palavra 'UFMG'.
A palavra não deve exceder o espaço designado (retângulo).
A palavra deve ocupar a maior área possível nesse espaço.
O percurso deve ser realizado em no máximo 4 minutos.
Restrições
A base do manipulador deverá estar totalmente contida na área demarcada (pontos).
A HandyBoard deverá estar fixada ao manipulador.
Não é permitido o uso de nenhum sensor.
Cada grupo deverá trazer sua própria folha para os testes no dia da apresentação.
A figura abaixo exemplifica o local que a tarefa deve ser executada.
Arquivos:
Abaixo você pode copiar o arquivo em alta resolução do trajeto.
O vídeo abaixo pode servir de inspiração.