Trabalho Prático 1 - Manipuladores
Data de publicação: 12/03/19
Data de apresentação: 04/04/19
Valor: 12 pontos
Objetivos:
Familiarizar o aluno com a construção de estruturas mecânicas utilizando LEGO.
Iniciar o aprendizado da utilização do Arduino (comandos, motores).
Material para consulta:
Avaliação:
O robô deverá ser mostrado em funcionamento no dia da apresentação.
Deve ser feito um relatório (página wiki) contendo as principais decisões tomadas e desafios encontrados, assim como uma pequena explicação do funcionamento da robô. Adicione fotos e vídeos do desenvolvimento e experimentos realizados.
O relatório deve estar disponível na página do grupo até o dia seguinte à apresentação.
Pontuação
Funcionamento: 5 pontos (Criatividade na resolução do problema, eficácia do mecanismo, software, etc)
Construção: 4 pontos (Mecânica e Acabamento: estrutura rígida, fios organizados, conectores bem feitos, etc)
Documentação: 3 pontos (Decisões tomadas, figuras ilustrativas, vídeos, etc)
Projeto
Devem ser utilizados o kit LEGO, Arduino e no máximo 2 motores.
Artista robótico
Tarefa
O manipulador deve ser capaz de segurar um marcador, por exemplo, um lápis ou uma caneta. O marcador deve deixar uma indicação bem visível no papel.
Desenvolva um programa utilizando o Arduino para controlar o manipulador. O manipulador deve ser capaz de movimentar o marcador e escrever/desenhar três coisas:
A palavra 'UFMG'.
Uma circunferência.
Alguma outra coisa à escolha do grupo.
Observações
A palavra/desenho não deve exceder o espaço designado (retângulo).
A palavra/desenho deve ocupar a maior área possível nesse espaço.
O percurso deve ser realizado em no máximo 3 minutos.
Restrições
A base do manipulador deverá estar totalmente contida na área demarcada (cinza).
O Arduino deverá estar junto ao manipulador na área demarcada (cinza).
O Arduino não pode estar ligado na fonte de alimentação!
Não é permitido o uso de nenhum sensor.
Cada grupo deverá trazer suas próprias folhas para os testes no dia da apresentação.
A figura abaixo exemplifica o local que a tarefa deve ser executada.
Arquivos:
Abaixo você pode copiar o arquivo em alta resolução do projeto.
Os vídeos abaixo podem servir de inspiração.