Curso para Empresas


O departamento de computação oferece um curso de programação Android para empresas. O curso consiste em 15 horas, distribuídas em cinco encontros de três horas cada. Além dessas aulas, os alunos precisam disponibilizar cerca de 12 horas de estudo fora de sala, para a realização do trabalho prático. Idealmente essas 12 horas serão distribuídas em quatro períodos. O trabalho prático consiste em quatro entregas, ao fim das quais os alunos terão desenvolvido uma aplicação completa e funcional para smartphones.

Em cada aula o instrutor discutirá, de forma prática, vários aspectos da programação para dispositivos móveis. Em geral diversos tipos de aplicações são desenvolvidas em tempo real. Essas aplicações vão desde leitores de livros a sistemas de rotas em mapas. No início de cada aula, a partir da segunda, o instrutor mostra a solução para a parte do trabalho prático que deve ser entregue naquele dia. Assim, alunos podem avançar para as próximas etapas do trabalho, mesmo que não tenham completado as etapas anteriores.

A empresa deve prover aos alunos as condições adequadas para a realização do trabalho prático. Essas condições envolve tempo, e espaço para o desenvolvimento da aplicação. O instrutor não estará presente junto aos alunos durante o desenvolvimento do trabalho prático. Um exemplo de agenda para o curso pode ser visto logo abaixo, e um exemplo de trabalho prático está disponível nesse link:

  1. Dia um: Introdução à programação Android.
  2. Dia dois: Um exemplo em detalhes.
  3. Dia três: Comunicação.
  4. Dia quatro: Manipulando Dados.
  5. Dia cinco: Mobilidade.