Segundo Debate: anti-padrões de projeto.
Conceitos que devem ser entendidos.
-
Um anti-padrão é um padrão de projeto que, embora pareça beneficial a
princípio, compromete a qualidade do software onde é aplicado.
Estes padrões possuem duas características comuns:
- Um padrão repetitivo e facilmente documentável
- Uma solução bem conhecida e consensualmente aceita como válida
-
Os anti-padrões são classificados em diversos grupos:
- Anti-padrões organizacionais.
- Anti-padrões de gerência de projetos.
- Anti-padrões de análise.
- Anti-padrões de projeto.
- Anti-padrões da orientação por objetos.
- Anti-padrões de programação.
- Anti-padrões de metodologia.
- Anti-padrões de gerência de configurações.
O Debate
O objetivo deste segundo debate é discutir práticas de
programação que são consideradas ruins, ou seja,
exatamente o oposto do que foi feito em nosso primeiro debate.
Esta atividade vale cinco pontos, e para consegui-los, você terá
de fazer o seguinte:
-
Escolha um dos tópicos nesta
planilha.
Eu fiz a lista a partir da
página sobre anti-padrões na
wikipédia.
Você encontrará links para cada um destes tópicos
lá.
Note, entretanto, que alguns dos tópicos possuem descrição
muito sucinta.
É preciso que você faça uma pequena pesquisa sobre seu
tema.
Procure pensar em bons exemplos, que ilustrem a ocorrência do
anti-padrão.
Se possível, converse com programadores profissionais sobre o
tópico que você escolheu.
-
Prepare uma pequena apresentação (cinco minutos) sobre o tema.
Notem que somente 15 alunos serão sorteados para apresentarem seu
tópico.
O sorteio será feito em sala, em três rodadas.
Isto quer dizer que, após a apresentação dos primeiros
cinco alunos, mais cinco serão sorteados, e assim por diante.
Você deverá fazer a sua exposição do tema em
sala de aula, e responderá perguntas logo após.
As exposições seguirão o seguinte formado:
cinco minutos de apresentação, e dois minutos para responder
perguntas.
A apresentação vale dois pontos.
-
A participação na discussão dos colegas, seja via
comentários ou perguntas, lhe garante mais um ponto.
Tentaremos organizar o debate de forma tal que todos os alunos tenham a chance
de fazer sua pergunta ou comentário.
-
Para este debate não é requerida a discussão pública
em nossa lista.
Por outro lado, iremos construir um
documento compartilhado.
Cada estudante, tendo sido sorteado para apresentar seu tópico ou
não, deverá escrever uma pequena entrada neste
documento.
Eu deixei um modelo lá (Abstraction inversion).
O importante aqui são exemplos.
Procure encontrar mais exemplos, que complementem aqueles disponíveis
na wiki.
Converse com outros programadores, procure na internet, ou seja criativo e
idealize seus próprios exemplos.
Esta tarefa vale mais dois pontos.
Leitura