Profa. Mirella M. Moro, UFMG

​Filmes

​Minha lista pessoal de filmes empoderados

Na Montanha de Gorilas

Gorillas in the Mist
O filme "Nas Montanhas dos Gorilas" conta a história de Dian Fossey, interpretada pela brilhante Sigourney Weaver. A cientista viajou as áreas montanhosas de Ruanda e se encantou por gorilas. Com isso, passou a estudá-los e defender a causa animal.
Ganhou dois Globos de Ouro e foi indicado a cinco estatuetas do Oscar.
O filme pode ser usado em redações com argumentação para temáticas que envolvam a causa animal, feminismo e ciência.

+INFO

Alexandria

Agora
​Considerada a primeira matemática, Hipátiaviveu no Egito entre os anos 355 e 415 e foi acusada de bruxaria após se recusar a converter-se ao cristianismo. O filme aborda diversas temáticas, como o protagonismo feminino e a relação entre filosofia e religião.

Assim, temas que envolvem a dignidade humana, impacto da ciência e reconhecimento das mulheres podem utilizar o documentário como referência para a proposta de redação.

+INFO

Temple Grandin

Temple Grandin
Conta a história de Temple Grandin, uma mulher autista que se torna uma das principais cientistas de sua área. Atuando com o manuseio de animais em fazendas e abatedouros, a cientista trouxe diversas mudanças para a pecuária.
A produção pode ser utilizada como argumento ou contextualização de temas que envolvam autismo, mulheres na ciência e reconhecimento das mulheres.

+INFO

Estrelas Além do Tempo

Hidden Figures
Baseado em uma história real, conta sobre uma equipe de cientistas da NASA, composta exclusivamente por mulheres afro-americanas. Katherine Johnson, Dorothy Vaughan e Mary Jackson desempenham um papel decisivo para o avanço dos projetos de pesquisa, tornando-se heroínas da nação.
Temas que envolvem preconceito, racismo e desigualdade das mulheres estão presentes na sociedade atual e podem ser utilizados como repertórios socioculturais.

+INFO

Mercury 13 – O Espaço Delas

Mercury 13
Documentário, da plataforma de streaming Netflix, conta a história das primeiras mulheres astronautas. Em 1959, após questionamentos a respeito da capacidade das mulheres serem enviadas ao espaço passando por teste físicos e psicológicos, a Nasa selecionou treze mulheres para fazerem parte da corrida espacial.
Pode ser utilizado em redações que abordam temas como luta contra o machismo e reconhecimento das mulheres.

+INFO

Radioativa

Radioactive
Conta vida da cientista Marie Curie, disponível na Netflix, apresenta todos os passos e descobertas da polonesa que impactaram a ciência. Com sua luta pelo espaço e reconhecimento, a cientista inspira diversas mulheres que buscam ingressar na mesma área.
Pode ser utilizado para argumentação e contextualização em propostas de redação que envolvam impactos na ciência, relações pessoais, feminismo e reconhecimento das mulheres.

+INFO

Elas na Ciência

Picture a Scientist
Documentário da plataforma Netflix, mostra a trajetória de três cientistas, Nancy Hopkins, Raychelle Burks e Mahzarin Banaji. Aborda temas relacionados à igualdade de gênero e inclusão na ciência, e apresenta a importância das mulheres na ciência.
Pode ser usado como repertório para redações que envolvam temas como igualdade de gênero, inclusão, mulheres na ciência e feminismo.

+INFO

Na dúvida de como incentivar uma menina para diferentes carreiras incluindo ciências e computação?

 
Veja um filme

Filmes com boas histórias mudam a pessoa, inspiram e emocionam.