DCC011 - INTRODUÇÃO A BANCO DE DADOS
EXERCÍCIOS DE MODELAGEM AULA 14
Para cada especificação, faça um esquema ER com: entidades, atributos, identificadores de cada entidade, relacionamentos e cardinalidades. Além disso, escreva (por extenso) quaisquer restrições que não possam ser representadas pelo modelo ER.
1. Uma pequena locadora de filmes (discos DVDs e blu-ray) deseja ter seu empréstimo controlado. Cada disco possui um número e um código de barras. Para cada filme, é necessário saber seu título e sua categoria (comédia, drama, aventura, …). Cada filme recebe um identificador próprio. Para cada disco é controlado que filme ele contém. Para cada filme há pelo menos um disco, e cada disco contém somente um filme. Os clientes desejam encontrar os filmes estrelados por atores. Por isso, é necessário manter a informação dos atores que participam em cada filme. Para cada ator os clientes às vezes desejam saber o nome real, bem como a data de nascimento. Além dos atores, dublês podem participar do filme. Para os dublês, além das informações de atores, é necessário saber o número do cadastro no sindicado de dublês e se é um dublê artístico ou físico. Para os artísticos, é necessário saber a arte (canto, dança, nudismo, etc) bem como sua formação. Para os físicos é necessário saber o tipo de habilidade (luta, esgrima, stunts, etc) bem como o tempo de experiência. A locadora possui muitos clientes cadastrados. Somente clientes cadastrados podem alugar filmes. Para cada cliente é necessário saber seu prenome e seu sobrenome, seu telefone e seu endereço, bem como CPF. Além disso, cada cliente recebe um número de associado. Finalmente, desejamos saber que discos cada cliente tem emprestados. Um cliente pode ter vários discos em um instante no tempo.
2. O LBD deseja armazenar informações sobre a produção científica de um conjunto de pesquisadores. Para cada pesquisador é necessário saber seu nome e a instituição em que trabalha (somente a atual), juntamente com as publicações de sua autoria. A instituição tem como identificador uma sigla e para cada instituição são armazenados seu nome, país da instituição, e o pesquisador que a dirige. O pesquisador é identificado por um número sequencial que começa em “1” para cada instituição. Cada publicação é identificada por um número e tem um título. Para cada publicação é necessário saber, ainda, que outras publicações ela referencia. Cabe observar que uma publicação pode ser referenciada por várias outras publicações. Há dois tipos de publicações, os trabalhos em anais de congressos e os artigos em periódicos. Para os trabalhos em anais de congressos, a base de dados deve armazenar, além do congresso em que ocorreu a publicação, os números inicial e final de página do artigo dentro dos anais bem como qual a sessão técnica no qual o artigo foi apresentado. Cada congresso é identificado por uma sigla e pelo ano em que ocorreu e é necessário conhecer o nome e o local em que ocorreu o congresso. Já para os artigos em periódicos, além dos números de página inicial e final, deseja-se saber o volume e o número da edição do periódico em que o artigo foi publicado. Cada periódico tem um identificador único, uma editora e um nome. A base de dados modelada não deve conter redundâncias de dados.