Sumário Executivo

CoordenadoraMirella Moura Moro
E-mailmirella [ARROBA] dcc.ufmg.br
EndereçoDCC, ICEX sala 4010, Universidade Federal de Minas Gerais
Av. Antônio Carlos, 6627. CEP 31270-010, Belo Horizonte, MG
fone: (31) 3409.5860 – fax: (31) 3409.5858
ExecutoraUniversidade Federal de Minas Gerais, UFMG
Departamento de Ciência da Computação
Resumo Pensamento computacional envolve a resolução de problemas, a capacidade de projetar sistemas e a compreensão do comportamento humano. Recorrendo aos conceitos fundamentais da Ciência da Computação, o pensamento computacional utiliza uma variedade de ferramentas mentais que refletem a amplitude do campo da ciência da computação. A importância do pensamento computacional tem ganhado reconhecimento em vários países do mundo e existem várias referências importantes deste material. Além disso, é importante notar que Pensamento Comutacional está extremamente relacionado à Tecnologia da Informação. Especificamente, Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) engloba todas as áreas que estudam a automatização do processamento e da comunicação de informação, incluindo todas as ferramentas necessárias para tal automatização. Para o Brasil, o desenvolvimento da Tecnologia da Informação é essencial não apenas do ponto de vista político, mas também econômico e social. De modo geral, é possível dizer que a inclusão de conceitos de Pensamento Computacional na Escola Brasileira é uma ação concreta na busca do desenvolvimento de TICs no Brasil. O objetivo geral deste projeto é produzir os recursos didáticos necessárias para a oferta de conteúdo voltado para o ensino médio acerca da área de Pensamento Computacional. A equipe principal será formada por três pesquisadores, todos eles professores do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, por uma professora de uma escola pública da rede do Estado de Minas Gerais e por 4 bolsistas sendo um aluno de mestrado, dois alunos de graduação (iniciação científifica e apoio técnico) e um aluno de ensino médio (iniciação científica Jr.). O material a ser produzido consta de material didático para ser utilizado pelo professor em sala de aula junto com aluno, formado por material impresso, arquivos de software de apresentação, sites no Moodle com amplo material gráfico, vídeos e áudio conforme o caso específico.
Palavras-chavePensamento Computacional, Ensino Médio, Ensino Básico
FomentoEdital 13/2012 - Pesquisa em Educação Básica - Acordo Capes-FAPEMIG
Vigência08/05/2013 - 07/05/2016