Candidatura ao Conselho da SBC
Mirella M. Moro atua no Departamento de Ciência da Computação (DCC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Possui doutorado em Ciência da Computação pela University of California in Riverside (2007), e graduação e mestrado em Ciência da Computação pela UFRGS. Foi membro do Education Council (2012-2018) da ACM (Association for Computing Machinery) e do seu Education Board (2013-2015). Na SBC, é coordenadora do Programa Meninas Digitais (2022-), foi sua conselheira (2019-2023), Diretora de Educação (2009-2015), editora-chefe da revista eletrônica SBC Horizontes (2008-2012), e editora associada do JIDM (2010-2012). Seus interesses de pesquisa incluem: ciência de dados, educação em Computação, diversidade de gênero, e computação e cultura (música e literatura). [ +INFO | +LATTES ]
Declaração Pessoal
Estar no Conselho da Sociedade Brasileira de Computação é um trabalho voluntário que permite acompanhar seu funcionamento bem como propor e incentivar melhorias. Pessoalmente, é uma honra receber novamente a indicação para contribuir com o Conselho e gostaria de expor algumas ideias para sua consideração.
Acredito que nossa Sociedade seja tão forte quanto as pessoas que dela participam e que estão comprometidas com excelência. Mas excelência por si só não é suficiente para o progresso genuíno e uma relevância autêntica.
EDUCAÇÃO. É necessário manter e fortalecer a liderança da SBC na Educação em Computação. Essa liderança precisa estar sempre em ampliação, especialmente com a captação de novos talentos para a área e para a SBC. Novos talentos se revelam entre estudantes e jovens profissionais que almejam por acolhimento, mentoria, rede de contatos e oportunidades. Para a SBC, identificar tais talentos é também uma questão de sobrevivência e continuidade. Ainda, Computação na Educação Básica precisa ser uma bandeira acolhida por todos os nossos segmentos. Precisamos investigar os muitos desafios que se apresentam com a inclusão da Computação na BNCC e ampliar nossos esforços para buscar excelência também no nível Básico. Tais desafios, quando bem trabalhados, se tornam oportunidades ímpares com benefícios imensuráveis para todos.
EXTENSÃO. É necessário apoiar as muitas frentes de extensão que não apenas aproximam nossas Instituições de Ensino Superior da população mas também se configuram como retorno real daquilo que fazemos na Academia para a sociedade brasileira. A Extensão para ter "ficado atrás" na lista de prioridades, na qual a Pesquisa domina muito dos esforços da SBC. É necessário ampliar o olhar da nossa Sociedade também para a minoria de pessoas que carregam a extensão em suas IES e abrem as mais diversas frentes de contato com a sociedade brasileira.
INDÚSTRIA. Como Sociedade Científica a SBC tem muito a crescer para representar demais profissionais da Computação. Toda vez que entro no LinkedIn, fico absolutamente impressionada com a infinidade de talentos brasileiros nas mais diversas frentes do Mercado de TI, no Brasil e no exterior. Talentos produzidos aqui, por nós da SBC. Temos de romper a barreira invisível que parece existir entre ser da Academia e ser da Indústria visando benefícios mútuos. Apenas um exemplo: grupos de trabalho de Educação nas maiores sociedades científicas internacionais incluem pessoas-chave da indústria, especialmente das empresas orientadas à inovação. A Academia e a Indústria têm experiências e habilidades complementares, que se beneficiariam de uma colaboração mais próxima. A SBC deve ampliar suas fronteiras para além do mundo acadêmico. E sabemos que o Brasil produz inovação! então precisamos estreitar nosso relacionamento com essas lideranças brasileiras, que muitas vezes nem sabem que a SBC existe.
DIVERSIDADE. Para essas e demais frontes da SBC, é necessário compor grupos de trabalho e liderança que sejam diversos. A SBC tem historicamente, desde a presidência da profa Claudia, focado na diversidade regional, buscando atender as mais diversas facetas de nosso País continental. Agora é hora de se consolidar como uma Sociedade efetivamente plural, onde todas as vozes são convidadas à mesa. Diversidade, equidade e inclusão precisam estar no cerne de nossas ações; especialmente em 2025, quando DEI tem sido brutalmente atacada nos EUA, dando início a um movimento de retrocesso absurdo. A SBC tem de se colocar como a força política que é, para ampliar e defender o espaço conquistado arduamente por suas mais diversas minorias, não apenas na Academia, mas também no mercado de trabalho de TI brasileiro e latinoamericano.
Finalmente, acredito que, além de suas responsabilidades estatutárias, o Conselho da SBC deve ter um papel ativo junto à Diretoria da SBC na busca de maior sustentabilidade da nossa Sociedade. A SBC, ou como insisto em dizer, nós na SBC podemos muito mais. Agradeço novamente a indicação para concorrer ao Conselho e estou à disposição para continuar contribuindo com nossa Sociedade, especialmente considerando os aspectos pautados acima.
Histórico de Atuação na SBC
Na Sociedade Brasileira de Computação (SBC), merecem destaque as seguintes atividades.
- 2007-2009: Membro da Comissão de Educação
- 2008: Idealizadora e primeira Editora-Chefe da Revista Eletrônica SBC Horizontes
- 2009-2015: Diretora de Educação (três mandatos)
- 2011: Sócio Destaque do Ano, pela criação e consolidação da Revista Eletrônica SBC Horizontes
- 2012: Integrante do grupo de trabalho das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de graduação em Computação junto ao MEC (como Diretora de Educação da SBC)
- 2015: Coordenadora da Comissão Especial de Bancos de Dados (CEBD)
- 2019-2023: Conselheira
- 2022: Publicação e Melhor Artigo: "Lack of Diversity: Are you part of the problem or its solution"
- 2022-atual: Coordenadora do Comitê Gestor do Programa Meninas Digitais (PMD), junto com Aleteia Araujo (UnB) e Luciana Salgado (UFF)
- 2024: co-Autora do livreto "SBC Horizontes" (com Roberto Pereira e Mariano Pimentel)
Ainda, devido ao meu perfil de atuação, merecem destaque as seguintes atividades iniciadas em períodos distintos de minha carreira e relacionadas a quatro áreas de interesse da SBC.
Bancos de Dados
- 2008: Coordenadora da Sessão de Pôsteres do Simp Brasileiro em Bancos de Dados (SBBD)
- 2008-atual: Integrante do Comitê de Programa do SBBD
- 2010: Coordenadora Geral do SBBD
- 2010-2013: Editora Associada do Journal of Information and Data Management (JIDM)
- 2012-2017: Integrante do Comitê Diretivo da CEBD
- 2012: Coordenadora de Tutoriais do SBBD
- 2013: Coordenadora do Comitê de Programa do SBBD
- 2015: Coordenadora da CEBD
- 2017-atual: Idealizadora e Coordenadora do SBBD Dataset Showcase Workshop (DSW), com sua sétima edição agendada para setembro de 2025
- 2021-atual: Integrante do Corpo Editorial do JIDM
- 2023: Pesquisadora Homenageada da comunidade brasileira de Bancos de Dados | vídeo
Educação em Computação
- 2008, 2009: Coordenadora do Workshop sobre Educação em Computação (WEI)
- 2010-atual: Integrante do Comitê de Programa do WEI
- 2019: Uma das pessoas associadas responsáveis pela criação do Grupo de Interesse em Educação em Computação (GIEC)
- 2021-atual: Integrante do Comitê de Programa do Simpósio Brasileiro de Educação em Computação (EduComp)
- 2021-2023: Integrante do Comitê Gestor do GIEC
- 2022: Coordenação Geral do EduComp (com Roberto Bittencourt, UEFS)
- 2023: Uma das pessoas associadas responsáveis pela criação da Comissão Especial de Educação em Computação (CEduComp)
- 2021-2023: Integrante do Comitê Gestor da CEduComp
- 2024: Integrante do Grupo de Trabalho Inclusão, Diversidade, Equidade, Acessibilidade
- 2025: Palestrante Nacional no EduComp | slides
Mineração e Análise de Redes Sociais
- 2012-atual: Integrante do Comitê de Programa do Brazilian Workshop on Social Network Analysis and Mining (BraSNAM)
- 2013-2022: Integrante do Comitê Diretivo do BraSNAM
- 2021: Coordenadora do Comitê de Programa do BraSNAM (com Jonice Oliveira, UFRJ)
- 2023: Uma das pessoas associadas responsáveis pela criação do Grupo de Interesse em Mineração e Análise de Redes Sociais (GIMARS)
Diversidade de Gênero em Computação
- 2017-atual: Integrante do Comitê de Programa do Women in Information Technology (WIT)
- 2020-2022: Integrante do Comitê Gestor do PMD
- 2020 e 2022: Coordenadora do Comitê de Programa do WIT
- 2022-atual: Coordenadora do Comitê Gestor do PMD, junto com Aleteia Araujo (UnB) e Luciana Salgado (UFF)
- 2024: co-Autora de "A Cientista Colecionadora de Dados Claudia Maria Bauzer Medeiros"
- 2024: Participante (autora e apresentadora de submissão) dos Grandes Desafios de Educação em Computação | vídeo