ENGENHARIA DE CONTROLE E AUTOMAÇÃO
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS II
Prof. Nivio Ziviani
Monitora: Claudine Santos Badue
Trabalho Prático 2
Comentários Gerais
O que deve ser apresentado:
Avaliação:
Descrição do Problema
Um estudante de Ciência da Computação da Universidade
Federal de Minas Gerais, Jorge Monte Carlo, resolveu comemorar o final
do semestre escolar. Na sua cervejaria favorita do baixo Belô, a
antiga Cervejaria Brasil (que hoje não existe mais),
ele consumiu vasta quantidade de cerveja, e logo após estava bastante
xumbregado. No momento de sair, a polícia estava nas ruas, pronta para
prender quem estivesse dirigindo sob influenza. Apesar do estado
inebriante de sua mente ele percebeu que poderia evitar a
polícia enquanto dirigia para casa.
Sua estratégia para tentar chegar em casa foi a seguinte: ao chegar em uma esquina, ele olharia em direção aos cruzamentos seguintes, um de cada vez, e prosseguiria em direção à primeira esquina onde não houvesse sinal de polícia. Com um pouco de esperteza, ele percebeu que poderia caminhar em ziguezague, mas de forma que não voltasse a um mesmo cruzamento que já tivesse visitado. Chegando a um cruzamento, se a única rua não bloqueda fosse exatamente aquela por onde havia vindo, ele retornaria por esta rua e continuaria o algoritmo a partir do cruzamento anterior.
Apesar de a polícia estar em massa pelas ruas na noite em questão, ela poderia cobrir apenas 40% das esquinas, isto é, a probabilidade de que Jorge Monte Carlo possa prosseguir em direção a qualquer esquina deve ser p = 0,6 e a probabilidade de que a polícia esteja ocupando qualquer esquina é p = 0,4. Após sua saída, a polícia chegou à Cervejaria Brasil. Caso ele retornasse pelo caminho utilizado até a cervejaria, seria preso, autuado e encaminhado diretamente para o xadrez (com pagamento de multa e sem direito a fiança).
A figura abaixo representa o mapa adaptado do baixo Belô, mostrando a localização da Cervejaria Brasil (Aimorés com Maranhão), a casa do Jorge Monte Carlo (Rua Rio Grande do Norte com Tomé de Souza), e a casa da sua namorada (Pernambuco com Gonçalves Dias), lugar igualmente aceitável como refúgio para curtir o pileque. O problema proposto é o seguinte: encontre a probabilidade de que Jorge Monte Carlo seja capaz de chegar em casa ou na casa da namorada, partindo da Cervejaria Brasil.
Como Submeter o Programa
A versão submetida deve gerar uma única tentativia de chegar em casa ou na casa da namorada a partir da Cervejaria Brasil. Imprima o resultado dessa tentativa ("Sucesso" ou "Insucesso"), bem como a situação de cada esquina ("S" tem policial e "N" não tem policial) linha a linha, sendo a esquina de número 1 Grão Pará X Carandaí, a de número 2 na mesma linha Grão Pará X Timbiras, a de número 10 na linha abaixo Maranhão X Carandaí, e assim sucessivamente, até a de número 72 na linha 8 Pernambuco X Tomé de Souza.
Observações
Sugestão opcional: para cada vez que ele for bem sucedido compute os seguintes dados:
Nivio Ziviani