BACHARELADO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
ALGORITMOS E ESTRUTURAS DE DADOS III

Última alteração: Junho 3, 2002

Presença:
A presença em sala de aula será verificada através de chamada. Informe o professor (se possível antecipadamente) no caso de ausências inevitáveis.
Prova suplementar:
Alunos que venham a perder uma prova por motivo de força maior (com comprovação) terão direito a um outro exame em horário a ser combinado.
Celulares:
Celulares devem permanecer desligados durante o horário de aula.
Grupos de discussão:
Estudo e discussão de exercícios em grupos é permitido, porém cada aluno deve apresentar suas soluções individuais para qualquer material a receber nota.
Trabalhos práticos:
Não é permitido o compartilhamento de trechos de código ou qualquer material relativo ao desenvolvimento dos trabalhos práticos entre grupos diferentes ou o reaproveitamento de material desenvolvido em semestres anteriores. É permitida a discussão de aspectos gerais dos trabalhos, mas não de detalhes de implementação.
Código de integridade:
Cada aluno deve conduzir seu trabalho acadêmico com honestidade e integridade. Exemplos de conduta imprópria incluem:
Plágio:
Uso de idéias e informações de outra pessoa sem reconhecimento da fonte.
Uso de trabalho de outros:
Submeter um trabalho ou prova preparado por outra pessoa, ou preparar e oferecer um trabalho ou prova para uso por outros.
Cola:
Uso de qualquer tipo de ajuda externa durante uma prova, incluindo consultas a material não autorizado previamente, solicitar ou receber informações de outros estudantes durante a prova, ou participar de quaisquer atividades que visem a cola.
Acesso antecipado a uma prova:
Obter ou propiciar acesso ao material de uma prova antes da aplicação da mesma.
Uso de dados forjados:
Submeter trabalhos práticos utilizando dados, referências ou informações alterados ou forjados.
Entrega de material usado anteriormente:
Submeter, sem consentimento prévio do professor, trabalho (ou parte) que já tenha sido submetido anteriormente em qualquer instituição.
Alteração de notas:
Falsificar, alterar ou acessar sem prévia autorização notas e outros dados acadêmicos de qualquer aluno.

Falhas de conduta podem vir a ser punidas com dedução total ou parcial da nota em um trabalho ou prova e mesmo com sanções posteriores segundo as normas do Colegiado de Graduação.



Nivio Ziviani
6/3/2002