\documentclass[11pt, a4paper]{article} %\usepackage[brazil]{babel} %\usepackage[latin1] {inputenc} \usepackage[brazilian]{babel} \usepackage[T1]{fontenc} \usepackage{fullpage} \newcounter{conta} \begin{document} \noindent Departamento de Ciência da Computação \hfill ICEx/UFMG \\ {\it Matemática Discreta} -- Turma CC \hfill $\mbox{2}^{\mbox{\underline{o}}}$ semestre de 2013 \\ Horário: 2a. e 4a. de 13:00 às 14:40h -- Sala 2054 \\ Professor: Newton José Vieira \hfill www.dcc.ufmg.br/\verb+~+nvieira \\ \underline{Plano de Curso} \section{Programa} \begin{itemize} \item Conceitos básicos de teoria dos conjuntos \item Técnicas básicas de demonstração \item Permutações e combinações \item Funções geradoras \item Relações de recorrência \item Princípio de inclusão e exclusão \item Introdução à teoria dos grafos \end{itemize} \section{Bibliografia} A maior parte do programa será desenvolvida com base no livro: \begin{quote} Townsend, M. {\it Discrete Mathematics: Applied Combinatorics and Graph Theory}, Benjamin/Cummings, 1987. \end{quote} Como este livro está com edição esgotada e não há previsão para sair uma nova edição ou impressão, e como a biblioteca conta com apenas dois exemplares (apenas para consulta), existe uma matriz disponível para cópia dos capítulos de interesse na sala 1036 (ICEx): procurar pasta de Matemática Discreta do prof. Newton. Nesta mesma pasta tem também pequenas revisões sobre probabilidades e sobre o \textit{pigeonhole principle} (4 páginas) tiradas do livro: \begin{quote} Tucker, A. {\it Applied Combinatorics}, 3rd edition, John Wiley \& Sons, 1995. \end{quote} Para aqueles que prefiram um texto com explicações mais detalhadas (e mais prolixo) e/ou que contenha tópicos adicionais de matemática discreta, sugere-se aquele mais utilizado em todas as universidades do mundo: \begin{quote} Rosen, K.H. {\it Discrete Mathematics and Its Applications}, 6th edition, McGraw-Hill, 2007. \end{quote} Há uma edição em português: \begin{quote} Rosen, K.H. {\it Matemática Discreta e suas Aplicações}, 6a edição, McGraw-Hill, 2009. \end{quote} Os slides a serem utilizados, assim como qualquer outro material relativo ao curso, podem ser obtidos em \begin{quote} www.dcc.ufmg.br/\verb+~+nvieira \end{quote} na entrada Cursos de graduação/Matemática Discreta/[2013/2]. A bibliografia a seguir contém outras abordagens para os mesmos assuntos, além de assuntos e exercícios adicionais. Grande parte dos livros pode ser consultada na biblioteca do ICEx, sala 4222. \begin{itemize} \item Chartrand, G., Zhang, P. {\it Discrete Mathematics}, Waveland Pr. Inc., 2011. \item Dean, N. {\it The Essence of Discrete Mathematics}, Prentice Hall, 1996. \item Epp, S.S. {\it Discrete Mathematics with Applications}, 4th edition, Brooks/Cole, 2010. \item Ferland, K. {\it Discrete Mathematics}, Houghton Mifflin Co., 2009. \item Graham, R.L., Knuth, D.E., Patashniko, A.A. {\it Concrete Mathematics: a foundation for computer science}, 2nd edition, Addison-Wesley, 1994. \item Grassmann, W.K., Tremblay, J.-P. {\it Logic and Discrete Mathematics: a computer science perspective}, Prentice Hall, 1995. \item Grimaldi, R.P. {\it Discrete and Combinatorial Mathematics}, 5th edition, Pearson, 2003. \item Hunter, D.J. {\it Essentials of Discrete Mathematics}, 2nd edition, Jones \& Bartlett, 2012. \item Lipschutz, S., Lipson, M. {\it Discrete Mathematics}, Schaum's Outlines, 2nd edition, McGraw-Hill, 1997. \item Lovász, L., Pellikán, J., Vesztergombi, K. {\it Discrete Mathematics: elementary and beyond}, Springer-Verlag, 2003. \item Mattson Jr., H.F. {\it Discrete Mathematics with Applications}, John Wiley \& Sons, 1993. \item Santos, J.P.O., Mello, M.P., Murari, I.T.C. {\em Introdução à Análise Combinat\'oria}, Editora UNICAMP, 2002. \item Tucker, A. {\it Applied Combinatorics}, 3rd edition, John Wiley \& Sons, 1995. \item Velleman, D.J. {\em How To Prove It: A Structured Approach}, 2nd edition, Cambridge University Press, 2006. \item Zeitz, P. {\em The Art and Craft of Problem Solving}, 2nd edition, John Wiley \& Sons, 2006. \end{itemize} Evidentemente, uma boa pesquisa na Internet propicia o acesso a pelo menos parte dos textos acima (como índices), além de revelar alguns textos gratuitos que podem ser, eventualmente, de ajuda em um ou outro tópico. \section{Avalia\c{c}ão} Serão distribuídas 4 listas de exercícios, valendo 9 pontos cada uma, e serão aplicadas 4 provas de 16 pontos cada uma. Para $i$ de 1 a 4: na aula anterior à $i$-ésima prova deverá ser entregue a $i$-ésima lista de exercícios. Para resolver cada lista de exercícios podem ser formados grupos de, no máximo, dois alunos. A seguinte tabela mostra os assuntos cobertos por cada lista de exercícios e cada prova, assim como suas \emph{datas prováveis} e valores: \vspace*{4mm} \begin{center} \begin{tabular}{|c|l|c|c|c|c|} \hline & & \multicolumn{2}{c|}{Lista} & \multicolumn{2}{c|}{Prova} \\ \cline{3-6} Número & \multicolumn{1}{c|}{Assunto} & Data & Valor & Data & Valor \\ \hline 1 & Conceitos básicos de teoria dos conjuntos & & & & \\ & Técnicas básicas de prova & 02/09 & 9 & 04/09 & 16 \\ \hline 2 & Permutações e combinações & & & & \\ & Funções geradoras & 25/09 & 9 & 30/09 & 16 \\ \hline 3 & Relações de recorrência & & & & \\ & Princípio de inclusão e exclus\~{a}o & 23/10 & 9 & 28/10 & 16 \\ \hline 4 & Introdução à teoria dos grafos & 18/11 & 9 & 20/11 & 16 \\ \hline \end{tabular} \end{center} Para cada prova, será assumido que o aluno domina o assunto relativo aos capítulos anteriores aos marcados para a prova. Assim, na formulação das quest\~oes poderão ser utilizados conceitos e terminologias de assuntos cobertos em provas anteriores. %Durante as aulas poderão ser propostos outros exercícios, provas ou quaisquer outros tipos de atividades valendo pontos extra ou para substituir itens da avaliação normal. {\bf No entanto, o professor não vai se preocupar em divulgar para alunos faltosos quaisquer atividades destas!} De acordo com o regulamento da UFMG, é exigida frequência em, no mínimo, 75\% das aulas, ou seja, em 45 aulas; como são dadas duas aulas por dia, o aluno pode faltar, no máximo, 7,5 dias de aula. Caso o aluno falte 15 aulas (7,5 dias de aula), ele ficará com conceito F, qualquer que seja o número de pontos conseguido durante o semestre, e não terá direito a fazer exame especial. As listas de exercícios, assim como este Plano de Curso e outras informações (como soluções de exercícios e provas de semestres anteriores), estarão disponiveis na página \begin{quote} www.dcc.ufmg.br/\verb+~+nvieira \end{quote} em Cursos de graduação/Matemática Discreta/[2013/2]. \end{document}