A avaliação será feita com base em 5 itens, cada um valendo 25 pontos. A nota final será a soma dos pontos dos 4 itens que tiverem recebido maior pontuação.
Os 3 primeiros itens serão constituídos, cada um, de uma lista de exercícios valendo 5 pontos e uma prova valendo 20 pontos. Cada lista conterá exercícios com nível de dificuldade similar ao da prova que se seguirá. Ela deverá ser entregue antes da aula anterior à prova; tal aula será reservada para resolução de dúvidas. Não serão aceitas listas atrasadas.
O item 4 constará de um seminário, que deverá ser apresentado no final do curso. O aluno deverá escolher um tema, de preferência dentro de sua área de atuação, que utilize ou que estenda alguma abordagem ou técnica vista no curso. Deverá ser entregue uma monografia de 10 a 20 páginas (20 pontos) e ser feita uma apresentação (5 pontos) em data a ser definida. Serão considerados para avaliação da monografia: português e simbologia matemática, organização, correção, clareza e completeza.
O item 5 será um trabalho de especificação e implementação de um pacote para processamento de linguagens regulares. Um documento de especificação deverá ser entregue até o dia 26/9, e a implementação deverá estar pronta até o dia 21/11, quando deverá ser feita uma demonstração do programa ao professor. Para cada dia de atraso, em qualquer um dos dois casos, serão descontados 5 pontos. O aluno poderá escolher o ambiente de programação que achar melhor. No entanto, deverá preparar a demonstração para o dia 21/11 nas proximidades da sala 4023. Em particular, se usar a rede do DCC/ambiente Unix, poderá fazer a demonstração na sala 4023.
As listas de exercícios, assim como este Plano de Curso e outras informações (como
soluções de exercícios e provas de semestres anteriores), estarão disponiveis na página
http://www.dcc.ufmg.br/~nvieira, na entrada relativa à disciplina.