PHILIPE

Sistemas de Informação
Universidade Federal de Minas Gerais

Relatórios



O Curso Sistemas de Informação

28 de Agosto de 2009

Wagner Meira - Professor adjunto do DCC

 

 

 

   A nossa primeira palestra de Fundamentos de Sistema de Informação foi com  o professor Wagner Meira, um dos criadores do curso na UFMG.

Nela foi explicado que o curso de Ciência da Computação precisou se dividir, pois era uma área muito abrangentede conteúdo  e o mercado (e os próprios alunos)  procuravam, cada vez mais,  especializações diversas. Dessa forma surgiu o curso de Sistemas de Informação que conjugou a área da computação com as ciências admnistrativas.

 

   Outro assunto tratado foi a organização do curso, como o horário (de 17:00 até 20:40) que foi escolhido propositalmente de acordo com estudos de modo que não fosse cedo demais a ponto de impossibilitar o aluno de trabalhar nem tão tarde que atrapalhasse seu rendimento.

Também foi citado e detalhado os departamentos dos quais o curso faz parte, principalmente o DCC,  assim como a grade curricular. O que chamou atenção nesse aspecto foi a lógica de flexibilidade que permite a escolha de matérias, no qual 40% fica a escolha do aluno, um número bem expressivo para disciplinas optativas e eletivas.

 

   Essa palestra nos permitiu conhecer um pouco mais sobre o que estamos fazendo na universidade e entender o objetivo do nosso curso que é ter uma visão gerencial das organizações, tendo a informática como meio, como ferramenta para solucionar os problemas, além de nos dar uma idéia da enorme quantidade de caminhos que podemos trilhar dentro da UFMG.