BLOSUM - Blocks of Amino Acids Substitution Matrix

BLOSUM (do inglês Blocks of Amino Acid Substitution Matrix) é uma matriz de substituição baseada em blocos de sequências de aminoácidos, criada pelo casal Henikoff em 1992.

Sua construção baseia-se em blocos de trechos de sequências alinhados e conservados em sequências de proteínas. Ajudam a evidenciar relacionamentos mais distantes entre sequências, particularmente a conservação de domínios.

Ler mais

Programação dinâmica

Programação dinâmica é um paradigma de projeto de algoritmos. Nesse vídeo, explicamos o que é programação dinâmica, que tipo de problema pode ser resolvido com esse paradigma e sua utilidade em Bioinformática, mais particularmente no alinhamento de sequências, objeto de estudo dessa série de vídeos.

Ler mais

PAM - Point Accepted Mutation

PAM (do inglês Point Accepted Mutation) é uma matriz de pontuação criada por Margaret Dayhoff em 1978.

Trata-se de uma família de matrizes que têm sido utilizadas para pontuação do alinhamento de sequências de proteínas em diferentes graus de divergência. A divergência é medida em termos de mutações pontuais aceitas (Point Accepted Mutations).

Ler mais

Margaret Dayhoff

A cientista Margaret Dayhoff é considerada a mãe da Bioinformática. Ela nasceu nos Estados Unidos em 1925, graduou-se em matemática, obteve ser doutorado em Química Quântica e foi a inventora de importantes conceitos para o surgimento da Bioinformática e que são muito utilizados na atualidade. Quando os computadores ainda usavam cartões perfurados, desenvolveu programas para calcular a energia de moléculas orgânicas. Quer saber mais sobre as contribuições dessa cientista para a Bioinformática? Assista esse vídeo!

Ler mais

Nova série sobre
Alinhamento de sequências

Esse vídeo introduz nossa nova série sobre Alinhamento de Sequências. Falamos sobre o que é o problema do alinhamento de sequências, algumas de suas principais aplicações e dos principais tipos de alinhamento que existem: par-a-par e múltiplo, local e global e suas principais diferenças.

Online Bioinfo

Redes Sociais