PROGRAD

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PID

 

NOME DO BOLSISTA: Alexandre Pedrosa Ramos

UNIDADE: Instituto de Ciências Exatas

DEPARTAMENTO: Ciência da Computação

DISCIPLINA: Programação de Computadores

PROFESSOR ORIENTADOR: Regina Helena Bastos Cabral

PROFESSOR COORDENADOR: Regina Helena Bastos Cabral

PERÍODO DE EXERCÍCIO DA MONITORIA: 22-04-2002 a 31-12-2002

  1. BOLSISTA

 

  1. Descrição "detalhada" das atividades exercidas, grau de interesse e envolvimento do aluno, horas semanais efetivamente gastas na sua execução, orientação, dificuldades encontradas, sugestões para aperfeiçoamento do Programa, etc.
  2. As principais atividades exercidas foram a interação com a professora responsável pela disciplina e a participação ativa e permanente nas listas e grupos de discussão criados para a disciplina, além da apresentação de soluções de problemas e de analisar, sistematicamente, a participação quantitativa e qualitativa dos alunos nas listas e grupos de discussão para assim alcançar nosso objetivo que é auxiliar os estudos dos alunos usando a internet como ferramenta de apoio.

    Sendo assim, no inicio do projeto, após alguns workshops, foi definido o ambiente de trabalho da disciplina. Logo em seguida, começou a parte mais árdua do processo a tutoria on-line.

    No caso das turmas sob nossa responsabilidade, os alunos são das engenharias Civil, Química, Metalúrgica ou de Minas, estão em seu 1º semestre na UFMG, e geralmente apresentam resistência no que diz respeito à comunicação via internet. Com o questionário dado pela professora no 1º dia de aula para os estudantes fica claro o porquê desta resistência: mais de 50% (cinqüenta por cento) dos alunos nunca teve acesso à internet e alguns mal sabem ‘ligar’ um computador.

    Com relação ao tempo gasto, não tenho como o quantificar, ficávamos sempre a disposição em algum computador (em casa ou na universidade) para sanar quaisquer dúvidas dos alunos.

    O grau de interesse é muito grande, pois me identifico com a área de computação além do grande empenho em buscar novos aprendizados.

    Para o aperfeiçoamento do programa, sugiro que o mesmo seja adotado por professores de outras disciplinas.

 

 

 

 

  • Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o seu crescimento acadêmico.
  • Apesar do tempo em que deixo de estudar para me dedicar ao Programa de Iniciação à Docência, sei que estou expandindo meus conhecimentos e também o disseminando. É de grande valia a experiência adquirida neste projeto, pois sei da necessidade da "comunicação eficiente e de boa qualidade".

    Além disso, sou ciente de que estamos na vanguarda de um projeto de ensino à distância que será de extrema importância para uma evolução acadêmica não somente desta instituição, mas também de todo o país.

    Portanto, só tenho a agradecer a oportunidade que me foi dada pela professora orientadora e coordenadora do projeto, Regina Helena Bastos Cabral, e espero que este projeto tenha continuidade, pois ainda há muito a ser feito

     

     

     

     

    ___________________________

    Bolsista

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    1. PROFESSOR ORIENTADOR

     

    1. Avaliação do desempenho do Bolsista nas atividades exercidas.
    2. O bolsista exerceu com dedicação, entusiasmo e competência todas as atividades a ele atribuídas, superando as expectativas e, certamente, contribuindo para o bom andamento do projeto.

     

  • Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o crescimento acadêmico do aluno.
  • Os objetivos do "Programa de Iniciação à Docência" estão claramente definidos e são de suma importância para a formação dos estudantes e de futuros professores.

    Em particular, o incentivo a atividades docentes – e de formação de futuros docentes - que façam uso das tecnologias de informação hoje disponíveis, tais como web e e-mail, dentre outras, certamente contribui muito para a melhoria da qualidade do ensino, com destaque para o aprimoramento da capacidade de comunicação de todos os envolvidos (alunos, professores e bolsistas).

     

     

     

     

    Belo Horizonte, 22 de Novembro de 2002.

     

     

     

    ________________________________ ___________________________________

    Professor Orientador Chefe do Departamento