PROGRAD

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PID

 

NOME DO BOLSISTA: Denise Moura Santos

UNIDADE: Instituto de Ciências Exatas

DEPARTAMENTO: Ciência da Computação

DISCIPLINA: Compiladores

PROFESSOR ORIENTADOR: Mariza Andrade da Silva Bigonha

PROFESSOR COORDENADOR: Regina Helena Bastos Cabral

PERÍODO DE EXERCÍCIO DA MONITORIA: 22-04-2002 a 31-12-2002

  1. BOLSISTA

 

  1. Descrição "detalhada" das atividades exercidas, grau de interesse e envolvimento do aluno, horas semanais efetivamente gastas na sua execução, orientação, dificuldades encontradas, sugestões para aperfeiçoamento do Programa, etc.

Durante o período de vigência da monitoria, foram realizadas as seguintes tarefas:

  • Hospedagem de todo o material da disciplina Compiladores no ambiente de educação à distância Fle3 e manutenção da lista de discussão instalada também nesse ambiente. No decorrer do projeto, foi possível observar que o ambiente Fle3 apresentava várias limitações operacionais que prejudicavam a manutenção do material e o acesso dos alunos: erros no armazenamento e permissão de alguns arquivos e dificuldades para gerenciar usuários e senhas. Essas limitações acabaram por forçar uma mudança de estratégia. Além disso, os alunos apresentaram uma certa resistência para utilizar a lista de discussão instalada nesse ambiente, por já estarem habituados a utilizar o newsgroup da disciplina, que já existia antes da criação deste projeto.
  • Hospedagem do material da disciplina no ambiente de gerenciamento de conteúdos Zope e utilização do newsgroup para prestar assistência aos alunos. O ambiente Zope mostrou-se de fácil utilização, oferecendo recursos que diminuem o tempo gasto na manutenção do material do curso. Além disso, ele é mais flexível na questão de permissões para visualizar os conteúdos e no gerenciamento de usuários, pontos onde o Fle3 deixava a desejar. A utilização do newsgroup da disciplina deu mais dinamismo ao atendimento aos alunos.
  • Participação das reuniões periódicas dos integrantes do projeto PID. Nestas reuniões, os participantes do projeto descreviam suas atividades e os ambientes de educação a distância que testaram.

O programa de Iniciação à Docência ajudou a implantar um método mais rápido e prático de atendimento aos alunos das disciplinas contempladas. Os alunos podiam acessar o material a qualquer hora do dia ou da noite, favorecendo os horários de cada um deles.

Foram gastas, em média, 20 horas semanais durante o exercício do programa. Os resultados do programa se tornam melhores a medida que os alunos se habituam a utilizar o material disponibilizado.

 

  1. Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o seu crescimento acadêmico.

Durante a vigência do Programa de Iniciação à Docência, tive a oportunidade de conhecer os seguintes ambientes de educação a distância:

  • Aulanet
  • Learning Space
  • QuickPlace
  • Fle3
  • Zope

O contato com os alunos, estabelecido através das listas de discussão e newsgroup, acabou por cumprir o papel de "iniciação à docência" citado no próprio nome deste programa.

 

 

 

___________________________

Bolsista

 

 

  1. PROFESSOR ORIENTADOR

 

  1. Avaliação do desempenho do Bolsista nas atividades exercidas.
  2. A bolsista desenvolveu as atividades planejadas com muito interesse e dedicação. No atendimento aos alunos, lista de discussão, a bolsista demonstrou bastante conhecimento do assunto. Eu a manteria como monitora se o programa continuasse ativo.

 

  • Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o crescimento acadêmico do aluno.
  • O programa da forma como foi idealizado traz, entre outros, os seguintes benefícios para o conhecimento acadêmico do aluno:

    • permite ao aluno conhecer os ambientes de educação a distância disponíveis.
    • aumenta o interesse sobre certos tópicos da matéria dada, via lista de discussões.
    • esclarece dúvidas que não foram solucionadas durante o período em que o bolsista cursava a disciplina.
    • permite o bolsista ter uma outra visão da disciplina, pelo seu contato com os alunos.
    • firmeza no conteúdo da matéria.
    • auxilia o bolsista a definir um tópico de interesse para se aprofundar em um futuro mestrado.

     

     

     

     

    Belo Horizonte, 08 de janeiro de 2003.

     

     

     

     

     

    ________________________________ ___________________________________

    Professor Orientador Chefe do Departamento