PROGRAD

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PID

 

NOME DO BOLSISTA: Fabrício Benevenuto de Souza

UNIDADE: Instituto de Ciências Exatas

DEPARTAMENTO: Ciência da Computação

DISCIPLINA: Algoritmos e Estruturas de Dados III

PROFESSOR ORIENTADOR: Nivio Ziviani e Wagner Meira

PROFESSOR COORDENADOR: Regina Helena Bastos Cabral

PERÍODO DE EXERCÍCIO DA MONITORIA: 22-04-2002 a 31-12-2002

  1. BOLSISTA

 

  1. Descrição "detalhada" das atividades exercidas, grau de interesse e envolvimento do aluno, horas semanais efetivamente gastas na sua execução, orientação, dificuldades encontradas, sugestões para aperfeiçoamento do Programa, etc.

Dentre as atividades exercidas, cabe destacar:

  • Foi criado o site de submissão de trabalhos práticos com o objetivo de auxiliar na entrega e na correção dos mesmos. Este site também traz algumas informações adicionais referentes aos trabalhos a serem entregues.
  • Por meio do grupo de discussão conseguimos sanar as dúvidas mais básicas dos alunos, bem como gerenciar a discussão entre os mesmos.
  • Como uma forma de enriquecimento da disciplina, apresentamos um curso de C e Linux.

Quanto ao meu grau de interesse nas atividades posso afirmar que foi muito grande tendo em vista o meu grande interesse na área de algoritmos. Neste projeto adquiri conhecimentos e experiências que dificilmente poderiam ser adquiridos em outras atividades.

As vinte horas semanais empenhadas nas atividades foram certamente atingidas e várias atividades foram realizadas, tais como: publicação de material na Web, atendimento às dúvidas dos alunos via e-mail ou pessoalmente e correção dos trabalhos práticos, além de algumas atividades eventuais relacionadas a auxiliar os professores com a disciplina.

Os professores Nivio Ziviani e Wagner Meira me orientaram neste período, acompanhando minhas atividades e me auxiliando nas várias atividades desempenhadas.

Uma das grandes dificuldades encontradas foi adquirir a confiança dos alunos no início do projeto. Porém, com o passar do tempo e com o apoio dos professores, os alunos passaram a nos ver como pessoas que estavam mais próximas deles e com as quais eles poderiam esclarecer suas dúvidas mais abertamente.

Várias ferramentas de gerenciamento de conteúdo foram estudadas ao longo do projeto. Gostaria de sugerir, para aperfeiçoamento do programa, tornar padrão uma dessas ferramentas para facilitar o aprendizado do aluno.

 

  1. Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o seu crescimento acadêmico.

Este projeto ajudou a aprofundar meus conhecimentos na área que eu tenho maior interesse. Gostaria de destacar que ao longo de todo o projeto não só adquiri conhecimento como também amadurecimento e experiência que antes só poderiam ser adquiridos na pós-graduação.

 

 

 

___________________________

Bolsista

 

 

  1. PROFESSOR ORIENTADOR

 

  1. Avaliação do desempenho do Bolsista nas atividades exercidas.
  2. O bolsista desempenhou muito bem as atividades de monitoria da disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados III.

 

  • Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o crescimento acadêmico do aluno.
  • O Programa de Iniciação à Docência traz benefícios para o aluno em diversos aspectos: como corrigir trabalhos práticos, como elaborar trabalhos práticos e provas, como entrevistar alunos em argüições, como tirar dúvidas dos alunos, dentre outros.

     

     

     

     

     

     

     

    Belo Horizonte, 11 de dezembro de 2002.

     

     

    ________________________________

    Professor Orientador

     

    ________________________________

    Professor Orientador

     

    ___________________________________

    Chefe do Departamento