PROGRAD

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PID

 

NOME DO BOLSISTA: Luiz Guilherme Zane Rocha

UNIDADE: Instituto de Ciências Exatas

DEPARTAMENTO: Ciência da Computação

DISCIPLINA: Programação de Computadores

PROFESSOR ORIENTADOR: Regina Helena Bastos Cabral

PROFESSOR COORDENADOR: Regina Helena Bastos Cabral

PERÍODO DE EXERCÍCIO DA MONITORIA: 22-04-2002 a 31-12-2002

  1. BOLSISTA

 

  1. Descrição "detalhada" das atividades exercidas, grau de interesse e envolvimento do aluno, horas semanais efetivamente gastas na sua execução, orientação, dificuldade s encontradas, sugestões para aperfeiçoamento do Programa, etc.
  2. Uma vez que o projeto apóia-se na idéia de auxiliar o aluno à distância, com o auxílio da Internet, buscou-se um ambiente capaz de atender as reais necessidades do programa, ou seja, ser de fácil uso, estar em português, ser seguro e oferecer uma vasta gama de opções no que concerne à interação entre aluno-monitor-professor. Com isso, trabalhou-se na pesquisa de um ''software'' capaz de atender a estas demandas. Alguns foram testados com destaque, para a equipe de PC, para o Zope, o qual demonstrou falhas de segurança e não teve seu uso prolongado.

    Concomitantemente aos testes e desenvolvimento de novos materiais, o projeto ficou temporariamente alojado na página pessoal da professora de PC, Regina Helena. Devido à inovação e importância do projeto, o trabalho por mim efetuado ocorre(eu) sempre em minhas horas vagas, de domingo a domingo com o intuito de desenvolver um "aprender crítico", ou seja, aprender pensando em como explicitar o conteúdo aos alunos da forma mais simples possível sem revelar, num primeiro momento, as soluções. Logo, é difícil precisar um valor correto de horas; não obstante, a carga semanal efetivamente trabalhada sempre excedia o mínimo exigido pelo programa.

    O programa se apóia em ementas solidamente formuladas e as únicas dificuldades encontradas se basearam em formular atividades que incentivassem a participação dos alunos em fóruns de discussão na Internet (tirando dúvidas, apresentando soluções a problemas previamente propostos etc.).

     

 

 

 

 

  • Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o seu crescimento acadêmico.
  • O projeto foi importante por permitir uma melhor desenvoltura de raciocínio, uma vez que precisei adequar ferramentas genéricas existentes na Internet às necessidades do programa. Além disso, foi possível incrementar o conhecimento previamente adquirido na matéria, pois, novos exercícios foram propostos e soluções foram otimizadas, o que foi possível devido a uma maior convivência com o conteúdo trabalhado.

     

     

     

    ___________________________

    Bolsista

     

     

    1. PROFESSOR ORIENTADOR

     

    1. Avaliação do desempenho do Bolsista nas atividades exercidas.
    2. O bolsista exerceu com dedicação, entusiasmo e competência todas as atividades a ele atribuídas, superando as expectativas e, certamente, contribuindo para o bom andamento do projeto.

     

  • Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o crescimento acadêmico do aluno.
  • Os objetivos do "Programa de Iniciação à Docência" estão claramente definidos e são de suma importância para a formação dos estudantes e de futuros professores.

    Em particular, o incentivo a atividades docentes – e de formação de futuros docentes - que façam uso das tecnologias de informação hoje disponíveis, tais como web e e-mail, dentre outras, certamente contribui muito para a melhoria da qualidade do ensino, com destaque para o aprimoramento da capacidade de comunicação de todos os envolvidos (alunos, professores e bolsistas).

     

     

    Belo Horizonte, 9 de Dezembro de 2002.

     

     

     

    ________________________________ ___________________________________

    Professor Orientador Chefe do Departamento