PROGRAD

RELATÓRIO DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA - PID

 

NOME DO BOLSISTA: Robert Pereira Pinto

UNIDADE: Instituto de Ciências Exatas

DEPARTAMENTO: Ciência da Computação

DISCIPLINA: Algoritmos e Estruturas de Dados III

PROFESSOR ORIENTADOR: Nivio Ziviani e Wagner Meira

PROFESSOR COORDENADOR: Regina Helena Bastos Cabral

PERÍODO DE EXERCÍCIO DA MONITORIA: 22-04-2002 à 31-12-2002

  1. BOLSISTA

 

  1. Descrição "detalhada" das atividades exercidas, grau de interesse e envolvimento do aluno, horas semanais efetivamente gastas na sua execução, orientação, dificuldades encontradas, sugestões para aperfeiçoamento do Programa, etc.

Dentre as atividades exercidas, cabe destacar as seguintes:

  • Foi criado o site de submissão de trabalhos práticos com o objetivo de auxiliar na entrega e na correção dos mesmos. Este site também traz algumas informações adicionais referentes aos trabalhos a serem entregues.
  • Por meio do grupo de discussão, conseguimos sanar as dúvidas mais básicas dos alunos, bem como gerenciar a discussão entre os mesmos.
  • Como uma forma de enriquecimento da disciplina, apresentamos um curso de C e Linux.

Com relação ao grau de interesse pelo programa, posso afirmar com toda franqueza que é bastante alto, uma vez que através deste pude adquirir uma experiência que não seria alcançada em outros projetos. Estive envolvido com o acompanhamento junto aos professores do rendimento dos alunos e do nível de satisfação dos mesmos.

Com relação ao tempo médio de horas semanais trabalhadas, posso afirmar que as vinte horas foram alcançadas, senão extrapoladas, uma vez que estive trabalhando com a manutenção do site de submissão de trabalhos, bem como gerenciando o grupo de estudos, eventualmente atendendo alguns alunos pessoalmente e corrigindo os trabalhos práticos submetidos.

Durante este período estive sobre a orientação do professor Nivio Ziviani e do professor Wagner Meira Jr., os quais me deram total apoio no que diz respeito à postura e aos passos a serem seguidos.

A principal dificuldade encontrada foi a falta de experiência inicial com relação à postura a ser exercida perante a turma e quais as atitudes a serem tomadas em casos mais delicados.

Como sugestão para o aperfeiçoamento do programa, gostaria de citar que seria interessante uma "faq" de como os bolsistas devem se portar em um primeiro momento para que os alunos das disciplinas, por estarem perante um colega de graduação como monitor, não o tratem como um simples colega e sim como um caminho alternativo de aprendizagem. Uma outra sugestão seria a padronização dos meios de ensino via Web. Várias propostas foram feitas, porém nenhuma se tornou padrão. Acho que seria de grande valia para a universidade se a mesma possuir um meio único de ensino via Web, pois desta maneira além das disciplinas oferecidas pelo programa, outros cursos via Web poderiam ser desenvolvidos utilizando uma ferramenta que já estaria com o perfil da UFMG.

 

 

 

  1. Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o seu crescimento acadêmico.

O "Programa de Iniciação à Docência" trouxe para a minha vida acadêmica uma alta carga de conhecimento no que diz respeito à docência. Obtive a oportunidade de criar um bom relacionamento com demais alunos de graduação, bem como adquiri um amadurecimento no que diz respeito ao ensino de uma disciplina avançada do curso de Ciência da Computação. A experiência aqui adquirida, provavelmente só poderia ser alcançada em um passo futuro, o da pós-graduação.

 

 

 

 

 

___________________________

Bolsista

 

 

  1. PROFESSOR ORIENTADOR

 

  1. Avaliação do desempenho do Bolsista nas atividades exercidas.
  2. O bolsista desempenhou muito bem as atividades de monitoria da disciplina Algoritmos e Estruturas de Dados III.

 

  • Análise crítica da contribuição do "Programa de Iniciação à Docência" para o crescimento acadêmico do aluno.
  • O Programa de Iniciação à Docência traz benefícios para o aluno em diversos aspectos, tais como: corrigir trabalhos práticos, como elaborar trabalhos práticos e provas, entrevistar alunos em argüições, tirar dúvidas dos alunos, dentre outros.

     

     

     

     

     

     

     

     

     

     

    Belo Horizonte, 11 de dezembro de 2002.

     

     

    ________________________________

    Professor Orientador

     

    ________________________________

    Professor Orientador

     

    ___________________________________

    Chefe do Departamento