Considere o programa abaixo escrito na linguagem de montagem do computador
simplificado, este é um dos menores programas válidos possíveis. A execução
deste programa consiste na execução de uma unica instrução, que faz o
computador simplificado parar.
E0:
pare
O programa acima pode
corresponder ao seguinte programa escrito em C, no ambiente DEV-C++:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
{
system("PAUSE");
return 0;
}
Considere o programa abaixo
escrito em linguagem de montagem do computador simplificado. A execução deste
programa consiste na execução da instrução em E0 e em seguida na execução da
instrução em E1.
E0: imprima
E15
E1: pare
E15: 8
Abaixo vemos um programa
correspondente escrito na linguagem C:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int
argc, char *argv[])
{
printf("%d\n",
8);
system("PAUSE");
return 0;
}
Neste inicio da disciplina
o trecho:
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int argc, char *argv[])
bem como o trecho
system("PAUSE");
return 0;
}
serão usados sem que haja explicação do significado (serão referidos como
“encantamento”).
O fluxo de execução ou
fluxo de controle para as sentenças da linguagem C se inicia na primeira linha
após a linha contendo o texto:
int
main(int argc, char *argv[]){
Nos programas acima o fluxo de execução passa pelo comando:
printf(“%d\n”,
8);
Este comando escreve na “tela”, utilizando caracteres, o valor
correspondente à constante 8.
Conforme veremos à frente
na disciplina, o comando printf()
escreve na tela o valor do argumento. Os caracteres que ficam entre os
parênteses dependem de um conceito denominado tipo (a noção de tipo
será explicada mais a frente na disciplina). Dentre os tipos um dos mais
importantes é denominado "String". Os elementos do tipo
"String" mais simples são as sequências de caracteres entre aspas.
O programa abaixo usa um
valor (“ola!”) do tipo “String”, a execução do programa
corresponde a escrever no video a cadeia de caracteres ola!
#include <stdio.h>
#include <stdlib.h>
int main(int
argc, char *argv[])
{
printf("%s\n",
"ola!");
system("PAUSE");
return 0;
}
Conforme sera visto ao
longo da disciplina a atividade de programação tem várias dimensões; Com
relação à comunicação, devemos estar atentos ao fato de que um programa serve
como meio de comunicação entre (i)o programador e computador, (ii)o programador
e ele mesmo (as vezes um programador escreve um programa e esquece como ele
imaginou o funcionamento e (iii) programador e outras pessoas (mesmo quando um
programador escreve um programa achando
que somente ele mesmo precisará ler e entender o programa, frequentemente
ocorre deste programa ser utilizado por outras pessoas que desejando ler e
entender o programa irão depender do estilo de escrita do programador
original). Um elemento importante do desenvolvimento de programas é o chamado
“comentário”. Um “comentário” pode ser um elemento
definidor da qualidade de um programa. Conforme será visto na disciplina a
linguagem c e C++ permite duas formas de comentários.