next up previous


Algumas recomendações minhas (Dorgival Guedes)
Última alteração: March 21, 2013

Português LATEX Apresentações

Versão PDF deste documento

Ao longo do tempo, a gente vai acumulando horas no processo de preparar apresentações e textos técnicos e de assistir, ler e/ou avaliar apresentações de outros colegas e alunos. Nesse processo, boas práticas e erros comuns se tornam cada vez mais visíveis, muitas vezes em um processo que parece reforçar os erros.

Há muitos recursos pela rede afora com dicas sobre como preparar seminários, como apresentar seus próprios resultados, como escrever artigos técnicos, etc. (para alguns exemplos, confira minha página associada, de referências úteis). Não é meu objetivo repetir esses trabalhos, afinal, as referências estão lá; meu objetivo é apenas preencher certas lacunas que vão sendo percebidas aqui e ali.

Dorgival


Detalhes de aplicação da língua portuguesa

Obviamente não é minha área de pesquisa, mas anos de janela ajudam...

Alguns comentários a seguir são apenas opiniões pessoais minhas, fique à vontade para discordar e adotar outra linha -- a não ser que você seja meu aluno! Outros são recomendações baseadas no meu entendimento do português. Nesses casos, por favor não deixe me contactar se achar que algo está errado, ok?

Uso do LATEX

A melhor ferramenta para o desenvolvimento de textos técnicos (ainda) é o LATEX. (Se você ainda não conhece e pretende trabalhar comigo, pode começar a conhecer.)

Preparação de apresentações

Muito já foi dito, então vamos ao mais importante:



Footnotes

...ExatidaoPrecisao.jpg.) 1
Imagens obtidas dos links: http://www.wellesley.edu/Chemistry/Chem105manual/Appendices/uncertainty_analysis.html e http://www.ufpa.br/quimicanalitica/precisaoexatidao.htm.

next up previous
Dorgival Guedes 2013-03-21