Tabela de conteúdos
Trabalho Final
Introdução
O objetivo do trabalho é utilizar os conhecimentos adquiridos ao longo da disciplina em conjunto para fazer com que o robô seja capaz de se movimentar de maneira autónoma dentro da mesa da competição, coletando blocos e levando-os até a base. Utilizaremos todos os sensores e técnicas exploradas nas atividades anteriores da disciplina no nosso robô.
Construção
Sensores
Os sensores que decidimos utilizar foram:
- LDR diferencial: Para que o robô seja capaz de se orientar no campo.
- LDR apontado para baixo: Para detectar a luz de largada
- LDR frontal com LEDs: Para detectar os cubos e descobrir suas cores
- Dois sensores óptico-reflexivos: Para que o robô possa seguir a linha
- Dois shaft encoders: Para poder realizar o controle.
Parte Física
Decidimos utilizar a mesma base do robô dos trabalhos anteriores. No entanto, adicionamos um aparato frontal para capturar os cubos e fazer com que o robô fosse capaz de arrasta-los. Esse aparatos possui um motor que movimenta uma trava para cima e para baixo. Dessa forma quando o robô detectasse um cubo a sua frente, a trava poderia ser acionada para que robô pudesse se movimentar livremente sem perder o cubo, arrastando-o junto consigo.
Tarefa
Estratégia
Decidimos utilizar a seguinte estratégia para capturar os cubos:
- Após acionada a luz de largada, o robô se alinha com a luz diferencial.
- Gira 180 graus utilizando técnicas de controle.
- Anda 30cm utilizando técnica de controle.
- O robô estará em cima da linha central.
- Inicia o procedimento de seguir linha.
- Quando detectar um cubo a sua frente, ele verifica se o cubo é preto. Em caso positivo ele da ré e gira 180 graus.
- Se o cubo não for preto, ele desce a trava.
- Ele então procura a luz diferencial e se alinha com ela.
- Ele anda 30 cm e novamente procura a luz diferencial fazendo isso até estar muito perto dela.
- Quando ele está muito perto da luz (e dentro da base) ele levanta a trava, da ré e gira 180 graus, deixando o cubo na base e partindo para procurar outro cubo (termina quando é atingido o limite de 60s).
Execução
Durante a execução da estratégia conseguimos pegar o cubo com sucesso diversas vezes. O video a seguir mostra uma execução em que robô precisou de um pouco de ajuda para sair da base em linha reta, mas que executou todo resto com sucesso.
Desafios e dificuldades
Um dos maiores problemas da nossa estratégia foi a alinhamento com a luz polarizada. O robô nem sempre se alinhava perfeitamente com a luz polarizada e isso fazia com que o giro de 180 graus que seria executado após o alinhamento não colocasse o robô na direção correta.
Durante a competição o robô apresentou diversos problemas. A mudança da iluminação fez com que diversos valores obtidos pelo sensores no laboratório fossem diferentes durante a competição. Isso poderia ter sido mitigado com rotinas de calibração. Também houveram problemas com sensores que haviam desconectados e tiveram que ser soldados momentos antes da competição.
Conclusão
Esse trabalho nos mostrou a dificuldade e complexidade do trabalho com robôs autônomos, que dependem de diversas pequenas técnicas funcionando com precisão para que a execução da tarefa seja bem sucedida. Conseguimos realizar a tarefa durante os testes e a apresentação para o professor, mas durante a competição o desempenho do robô foi decepcionante. No entanto, a execução do projeto foi um grande aprendizado para os membros do grupo.

