Common Gateway Interface


O que é CGI ?

O Common Gateway Interface é um padrão para interface de aplicativos externos, ou gateways, com servidores de informação, tais como HTTP ou servidores Web.

Um documento HTML que o Web daemon recupera é estático, ou seja, existe em um estado constante: um arquivo texto não se altera. Um programa CGI, por outro lado, é executado em tempo real, podendo produzir informação dinâmica.


Para que usar CGI ?

Gateways são na realidade programas que manipulam pedidos de informação e retornam ou geram (em tempo real) o documento apropriado. Com o CGI, seu servidor pode acessar informações que não estão de uma forma legível para o cliente (ex. SQL database), e age como gateway entre ambos para produzir alguma coisa que o cliente possa usar. Gateways podem ser usadas para uma variedade de propositos, os mais comuns são manipulação de ISINDEX e requisição de formulário para HTTP.

Alguns exemplos do uso de CGI:

  • Converter páginas de manual de sistemas para HTML e enviar o resultado HTML para o cliente.

  • Fazer interface com WAIS e banco de dados archie, convertendo os resultados para HTML e enviando o resultado para o cliente.

  • Permitir ao usuário realimentar seu servidor atraves de um formulário HTML e um decodificador acompanhando o CGI.


    Quais as principais regras dos programas CGI ?

    Programas CGI, ou scripts, são programas executáveis que podem ser executados por si mesmo ( o que não é uma maneira segura ). Portanto existem algumas precauções de segurança que necessitam ser implementadas quando utilizando programas CGI.

    As principais regras são: