EVENTOS

 

 Eventos podem ser definidos como ações instantâneas ou estímulos que causam respostas do sistema,  exigindo assim,  alguma reação do sistema. Os eventos podem ser classificados em duas categorias: eventos externos e eventos internos.

i.  Eventos externos:  São os mais fáceis de encontrar. Eles são qualquer estímulo ao sistema que tem origem  fora dos limites do sistema. Por exemplo, a solicitação de um pedido pelo cliente. Para identificar eventos externos, focalize nos eventos e faça perguntas, quem e o que está provocando o evento?

ii.  Eventos internos: Um tipo de evento interno é um temporizador que provoca alguma reação no sistema. Por exemplo:  todos os dias a partir da 16:00 horas o sistema deverá emitir o relatório de vendas realizadas. Portanto, às 16:00 horas será ativado o processo de geração e impressão de relatórios. Novamente focalize nos eventos e faça perguntas, quem e o que está provocando o evento?

 Os eventos externos são de muita importância para se elaborar o Diagrama de Casos de Uso. Ao se definir um evento externo deve-se sempre verificar se são satisfeitas as seguintes condições:

1. O evento vem do meio ambiente?
2. O evento é instântaneo?
3. O evento requer uma resposta pré-planejada do sistema?

 Se for o caso de um evento não satisfazer todas essas condições, na verdade  ele não pode ser considerado um evento externo. A tabela abaixo mostra um exemplo de um evento externo válido e um inválido.

Evento

Vem do Meio Ambiente?

É Instantâneo?

Requer uma Resposta do Sistema?

Processamento do cálculo de desconto

Não

Não

Sim

Solicitação de cadastro

Sim

Sim

Sim

 No exemplo, mostrado na Tabela acima o "evento"  -processamento do cálculo de desconto-  não é um evento externo, pois, mesmo que desencadeie respostas do sistema, não ocorre no meio ambiente ( na verdade é um processo do sistema ), além de não ser instantâneo.

 Por outro lado, o evento “solicitação de cadastro” é um evento que vem do meio ambiente, é instantâneo e acarreta uma resposta pré-definida do sistema. Essa resposta  está relacionada com a capacidade do sistema de validar e armazenar os dados num banco de dados.