Diagrama de Seqüências

O diagrama de seqüência, como um dos dois tipos de diagrama de interação, mostra a interação existente num conjunto de objetos e seus relacionamentos, dando ênfase à ordenação temporal de mensagens.
Nesse diagrama, colocam-se os objetos de classes que participam de interação no topo (eixo X), o objeto que inicia a interação é colocado mais à esquerda e os demais vão sendo colocados à direita. As mensagens trocadas são dispostas ao longo do eixo dos Y, de acordo com os vínculos entre os objetos da classe, e em ordem crescente do tempo.
Os diagramas de seqüêcia diferenciam dos diagramas de colaboração por apresentar linhas de vida e barras de ativação.

Os casos de usos, como vimos representam um conjunto de cenários que descrevem os diferentes processos que ocorreram no sistema. O diagrama de seqüência permite modelar estes processos através da troca de mensagens (eventos) entre os objetos do sistema. Cada mensagem no diagrama de seqüência deve corresponder a uma operação das classes envolvidas. Como as mensagens são operações invocadas, estas devem estar presentes nos objetos de destino, que são ativadas pelas mensagens no objeto de origem.