| Principal | História | Aspectos Gerais | Educação | Os Eventos | Roteiros Turísticos | Saúde|

| Distrito Industrial | Dados Estatísticos | Distâncias Rodoviárias| | Álbum de fotos|


Cultura, o passado e o presente


Se houver uma área que se destacou nos últimos anos, em Passos, foi a cultura. Além do incentivo às manifestações locais, como os grupos folclóricos, artistas plásticos e teatrais, o Departamento de Cultura concretizou um sonho que vinha sendo acalentado por muitos anos: a restauração da antiga Estação da FEPASA, hoje transformada na Estação Cultura, onde está instalada o Centro de Memória, e onde se realizam diversas atividades culturais, como cursos, exposições, apresentações musicais, etc.

Na Casa da Cultura, onde se concentra boa parte dos eventos culturais, o Departamento criou a Videoteca Itamar Bonfim, com exibição diária de filmes. Na sala de Exposições Temporárias, há sempre programada uma mostra, de artistas locais, da região, ou de nomes de expressão nacional.

O Departamento de Cultura mantém, ainda, um grupo de teatro. A Prefeitura Municipal assumiu a administração do Teatro Rotary, que sofreu reformas diversas, servindo de palco a apresentações de peso, como do laudeado Grupo Galpão e a Cia. de Dança de Minas Gerais.


Roteiro Turístico


Casa da Cultura

Acervo do artista Wagner de Castro.

A Casa da Cultura está localizada na Praça Geraldo da Silva Maia. Nela estão localizadas a Biblioteca Municipal, a Sala de Contos, a Videoteca Itamar Bonfim, a Sala de Exposição Temporárias, além de um anfiteatro, no qual são realizadas diariamente atividades culturais e educacionais, como oficinas de dança, teatro, literatura, iniciação musical, etc. Na Casa da Cultura funciona o Atelier Marieta Cintra, onde o artista plástico Wagner de Castro ministra curso anual a um grupo de alunos. O maior destaque fica para o acervo de obras de Wagner de Castro, artista que tem quadros nos principais museus do Brasil, e também no exterior. São 38 obras em óleo sobre eucatex, com temática espiritualista.


Estação Cultura

Exemplo de resgate da memória.

A Estação Cultura é uma edificaçào pertencente à Rede Mojiana de trem de Ferro, que foi restaurada e onde estão espaços reservados a exposição de artesanato, culturas de cunho histórico, além de apresentações dos mais diversos tipos, deste musicais até teatrais. Na Estação Cultura está instalado o Centro de Memória, que além de abrigar acervos de documentos, como do Fórum e da Câmara Municipal, desenvolve ações visando o estudo da História do Município, entre outras. Localiza-se na Avenida da Estação.


Igreja da Matriz Senhor Bom Jesus dos Passos

Localiza-se na Praça Monsenhor Messias Bragança, no centro. Foi construída entre 1923 e 1934. No seu interior há pinturas de Francisco Jerônimo Neto, inspiradas em pinturas famosas do século XVI.


Capela Nossa Senhora da Penha

Localizada no alto do bairro da Penha, é um dos símbolos da cidade. Foi construída em 1864, caracterizando-se pela forma octogonal de sua torre.


Porto do Glória

Localizado na margem do Rio Grande, a apenas 8 km do centro, já na formação do lago da Represa de Peixotos, na rodovia que liga Passos a São João Batista do Glória. No local há vários bares e restaurantes, onde muita gente vai comer peixe frito nos finais da tarde. A vista é muito bonita. Pode-se fazer um passeio na balsa, que faz a travessia dos veículos de uma margem para a outra, além de outras atividades de lazer como pesca e esportes aquáticos, como jet-sky.


Parque Conveccionista

As fábricas possuem lojas de pronta-entrega geralmente muito bem montadas, que dão aos consumidores, a grande maioria de visitantes, o conforto e a atençào merecida. Essas lojas localizam-se em diversos pontos, principalmente em pontos centrais, ou na Avenida Comendador Francisco Avelino Maia e ruas próximas. Da moda íntima ao Jeans, do infantil ao adulto, o visitante encontra de tudo.


Vida Noturna

Para aqueles que gostam do bate papo, do chope, do tira-gosto e da paquera, a cidade oferece muitas opções. Há um bom número de bares, lanchonetes e restaurantes, com movimento intenso à noite, principalmente nos finais de semana. Estes estabelecimentos estão localizados em pontos centrais, com maior concentração na Avenida Juca Stockler.