No ano de 2019 fui um dos coordenadores da equipe XQuad. Neste projeto, foi abordado o desafio da corrida de drones autônomos, cujo principal objetivo é o desenvolvimento e programação de veículos aéreos capazes de navegar em alta velocidade num circuito pré-definido sem intervenção humana. O desafio foi organizado pela Lockheed Martin, NVIDIA e a Drone Racing League (DRL).
A equipe foi formada por alunos de pós-graduação e professores da UFMG, membros do Laboratório de Visão Computacional e Robótica (VeRLab) e Laboratório de Sistemas de Computação e Robótica (CORO/MACRO), pertencentes aos Programas de Pós-Graduação em Ciência da Computação (PPGCC) e Engenharia Elétrica (PPGEE).
A competição foi dividida em duas etapas. A primeira etapa, denominada de AlphaPilot, consistiu na resolução de testes e simulações. Nessa etapa, participaram mais de 400 equipes de todo mundo, e a equipe XQuad foi qualificada em um total de apenas 9 equipes. É importante destacar que fomos a única equipe da América Latina classificada.
Na segunda etapa da competição, denominada de Artificial Intelligence Robotic Racing (AIRR), as equipes finalistas tiveram a oportunidade de programar os drones reais da Drone Racing League (DRL).
O evento teve grande visibilidade e cobertura da impressa internacional tais como The New York Times, Revista Forbes e MIT Tech Review. A equipe teve destaque em veículos nacionais como GloboNews, RedeTV e Estado de Minas.
Para mais informações acesse: XQuad